Aumente a rentabilidade do seu e-commerce – Confira algumas dicas
Muitas vezes vejo artigos e postagens sobre estratégias de aumento de faturamento para um e-commerce.
É claro que sempre queremos aumentar a receita da nossa loja, mas algo que é mais importante que isso é a rentabilidade desse negócio.
Se sua operação não for saudável, quanto maior for seu faturamento, maior será seu prejuízo.
Pensando nisso, selecionei algumas estratégias com o objetivo de aumento da rentabilidade de um e-commerce:
Ticket Médio
Procure minimizar o dispêndio operacional das suas vendas. Quanto maior o valor do Ticket Médio do pedido, maior será o lucro após a subtração dos custos variáveis e fixos. Estratégias de Frete Grátis & Descontos (Acima de R$XXX), Produtos Relacionados e Programa de Pontos são eficazes no processo de aumento do Ticket Médio.
Segmentação/Nicho
Competir com os grandes players e suas estratégias agressivas de negócio (Descontos Progressivos, Frete Grátis Absoluto, Entrega Expressa, Amplo Mix de Produtos) é uma batalha árdua e difícil de se ganhar. Para varejistas menores, acompanhar essas estratégias é somente um atalho para o prejuízo financeiro. Identifique um mercado específico para se atuar e ofereça um Mix de Produtos mais profundo, com produtos diferenciados e com um valor agregado maior.
CRM
Ter somente um bom serviço de atendimento ao cliente já não é um diferencial. Eleve esse serviço a outro nível. Conheça de fato seu cliente, e ofereça o que ele realmente quer comprar. Além disso, crie programas de fidelidade, e aumente a recompra da sua loja.
Member get Member
Utilize seus clientes como canal de venda. Uma estratégia de Member get Member consiste em incentivar por meio de descontos e bonificações seus clientes a trazerem mais clientes para sua loja. Visitas originadas pelos seus próprios clientes possuem uma Taxa de Conversão bem superior às mídias normais (SEM, e-mail, Facebook, Display, etc.)
Logística Eficiente
Ao passo que sua operação vai aumentando, em termos de receita principalmente, não se esqueça de manter seus colaboradores nivelados com seus objetivos. É de extrema importância que ao mesmo tempo que suas vendas aumentem, a capacidade de gerir seus processos também deve escalar proporcionalmente.
Evite que sua operação interna, seja tecnológica ou gestão de pessoas atrase seus entregáveis. Muitos varejistas dedicam 100% de seus esforços no aumento das vendas, e esquecem que se sua operação não acompanhar esse ritmo, você provavelmente terá que contratar mais funcionários, trazendo um dispêndio financeiro maior do que o esperado.
A solução mais simples é focar um pouco de suas energias em treinamentos, e estruturação logística para que seus mesmos funcionários consigam exercer múltiplas funções, atendendo a crescente demanda.
Por Luis Paulo Greco no Next Ecommerce