Como Aumentar o Tráfego de Uma Loja Virtual em 2024

Veja nesta matéria como aumentar o tráfego de uma loja virtual utilizando técnicas de SEO que ajudarão seu e-commerce a conquistar posições de destaque nas páginas de respostas do google e outros grandes buscadores.

Veja nesta matéria como aumentar o tráfego de uma loja virtual utilizando técnicas de SEO que ajudarão seu e-commerce a conquistar posições de destaque nas páginas de respostas do Google e outros grandes buscadores.

Como aumentar o tráfego de uma loja virtual

Para quem está em busca de saber como aumentar o tráfego de uma loja virtual e não faz ideia de por onde começar, o Guia de E-commerce reuniu neste artigo algumas dicas básicas para atingir seu objetivo, usando as técnicas de SEO – Search Engine Optimization.

É claro que em um único artigo não conseguiremos esgotar o assunto, já que as estratégias de marketing digital para e-commerce são inúmeras e dependendo do caso e do orçamento, você pode optar por uma ou outra.

Por isso, neste artigo, vamos nos concentrar no marketing de busca com foco nos resultados orgânicos, pois é reconhecidamente o canal que oferece as maiores taxas de conversão para o e-commerce.

Sabemos que encarar o desafio de aumentar o tráfego de uma loja virtual não é uma coisa que traga resultados imediatos, pois uma das características do trabalho de SEO é trazer resultados a médio e longo prazo.

É um trabalho que exige muita técnica e dedicação, mas os resultados são muito recompensadores.

Confira as dicas para aumentar o tráfego de uma loja virtual

Para efeitos deste artigo, fizemos uma lista dos principais pontos que julgamos mais importantes para quem deseja saber como aumentar o tráfego de uma loja virtual.

A ideia foi a de colocar os itens em ordem de importância, mas obviamente, isso depende muito de cada situação específica.

1 – A geração de tráfego começa antes do lançamento oficial da loja

Ao contrário do que muita gente pensa, você já começa a montar a estrutura para gerar tráfego orgânico para sua loja virtual, já na fase de planejamento.

O primeiro passo está na estrutura do menu, por exemplo, que já deve ser desenhada para satisfazer as boas práticas de SEO Estrutural.

A página de detalhes de produtos é outro ponto que precisa ser bem planejado do ponto de vista da otimização, com definição de elementos de SEO On-page e recursos que possam fazer sua página se destacar nas páginas de respostas do Google.

2 – Após o lançamento o que fazer?

No começo é meio difícil mesmo e a única solução é esperar para que a loja comece a ganhar prestígio junto aos buscadores através do aumento na Autoridade do Domínio, o que leva algum tempo.

Um dos critérios para se conseguir boas posições nas páginas de respostas do Google é o tempo de existência do site e sua relevância no setor em que atua.

O trabalho de SEO é uma estratégia que exige um prazo de maturação para começar a surtir efeito e a única coisa que você pode fazer nessa etapa inicial é tentar conseguir links de qualidade para sua loja.

Até que o trabalho de SEO chegue a um bom estágio de maturação, a opção é apelar para links patrocinados como o AdWords.

3 – Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

Muitas marcas não conseguem atrair mais visitas para loja virtual simplesmente porque as keywords selecionadas não são as mais usadas pelos internautas.

Fazer uma boa seleção de palavras-chave e pesquisar os termos mais usados, com foco no seu público-alvo é essencial para que sua loja virtual consiga boas colocações no Google.

Para isso, lance mão de boas ferramentas de pesquisa de palavras-chave e acima de tudo, leve em consideração o momento de busca do usuário, para poder inserir as palavras certas nos lugares certos.

4 – Instale sistemas acessórios de SEO

Para deixar sua otimização 100%, uma das etapas do SEO no comércio eletrônico é a criação de arquivos de orientação de rastreamento como o Sitemaps, e também do protocolo de exclusão, também conhecido como Robots.txt.

Esses são elementos de estrutura do site que não só ajudam aos buscadores na hora da varredura d a sua loja virtual, como também possibilitam alguns refinamentos na estratégia de SEO para e-commerce.

5 – Não cometa o pecado do conteúdo duplicado

Ter conteúdo duplicado nas descrição de produtos em seu e-commerce é um erro fatal para quem quer aumentar as visitas de uma loja virtual através de busca orgânica.

Em nosso curso de e-commerce chegamos a dizer que copiar a descrição de produtos de outras lojas ou mesmo do fabricante é o maior erro de SEO no e-commerce que uma loja virtual pode cometer.

Um dos segredos de como aumentar o tráfego de uma loja virtual é criar descrições de produtos únicas,  exclusivas e de excelente qualidade para as páginas de produtos da sua loja.

Essa é uma diferença que muitas vezes faz com que lojas virtuais consigam posições melhores até mesmo que as obtidas pelos fabricantes. A duplicidade de conteúdo é o principal erro de SEO no e-commerce.

6 – Use vídeos em sua loja virtual

É sabido que o uso de vídeos nas páginas de detalhes de produtos aumenta a taxa de conversão de uma loja virtual.

Em termos de SEO isso também é muito importante, pois deixa a sua página mais rica em termos de conteúdo.

Isso irá trazer mais relevância para as páginas do seu e-commerce e consequentemente irá melhorar seu posicionamento.

7 – Criar um blog associado à loja ajuda muito

Toda vez que me perguntam como aumentar o tráfego de uma loja virtual, uma de minhas respostas clássicas é: Crie um blog associado à loja. Essa é uma receita que não falha e melhor; é uma estratégia para divulgação muito barata.

Os blogs são excelentes ferramentas para atrair tráfego para uma loja virtual. A estrutura engessada da loja não permite muita liberdade para o trabalho de SEO, e por isso a criação de um blog para o e-commerce é uma das melhores estratégias não só para conseguir mais visitas para o site, como também, se tornar uma referência no segmento e fazer um ótimo marketing de conteúdo.

8 – Trabalhe a estratégia de link building

Uma das formas de atrair mais acessos para uma loja virtual é conseguir links de qualidade apontando para ela, o que chamamos de Link Building.

Isso influencia diretamente o posicionamento das páginas nas SERPS, já que o critério de popularidade é muito importante para o cálculo do Page Rank e posicionamento do site.

9 – Consiga menções nas redes sociais

As redes sociais estão ganhando cada vez mais importância em um projeto de SEO. Mais ainda, o SEO nas redes sociais, conhecido como Social Media Optimization também vem ganhando cada vez mais espaço.

As menções trazem relevância e autoridade para a loja, além do tráfego gerado pelos links publicados nelas.

Tente conseguir um bom número de links nas mídias sociais, sem fazer SPAM, é claro. Isso vai ajudar seu SEO.

Aplicando essas recomendações é certo que você consiga aumentar as visitas de uma loja virtual, mas como dito anteriormente, não espere resultados da noite para o dia, pois o trabalho de SEO leva tempo para começar a surtir efeito em seu tráfego.

Agora que você já sabe como aumentar o tráfego de uma loja virtual através das técnicas de SEO é só uma questão de analisar sua estrutura e implementar as sugestões. Mantenha-se atualizado, assinando a nossa Newsletter.

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