Como escolher um gateway de pagamento para loja virtual
Para faturar suas vendas, as lojas virtuais devem aceitar e gerenciar de maneira simples e segura diversas formas de pagamento como cartões de crédito, débito on-line, boletos, transferência de dinheiro, cartões private label, entre outros.
Para isso, o comércio eletrônico precisa estar afiliado e habilitado pelas operadoras de cartões de crédito e bancos, além de estar integrado fisicamente aos sistemas das empresas. E, para transferir essas informações de forma segura, um gateway de pagamento é fundamental.
A plataforma de pagamento tem o objetivo de promover a estabilidade da conexão, conversão e relacionamento com cliente. Por isso a importância na hora de escolher entre as soluções de gateway de pagamento disponíveis no mercado.
Itens importantes na escolha de uma gateway de pagamento para loja virtual
Confira a seguir algumas dicas que devem ser levadas em conta:
Segurança

Escolha um gateway de pagamento que esteja em conformidade com todos os severos padrões de segurança da indústria de pagamentos, entre eles o PCI DSS, homologado pela Visa e Mastercard, que atesta a aptidão em armazenar legalmente dados de cartão de pagamento.
Também é importante que a empresa que oferece o serviço conte com uma estrutura 100% proprietária e dedicada.
Integração
Uma boa plataforma de e-commerce é integrada facilmente em qualquer ambiente web, atende os principais meios de pagamento do mercado nacional e suporta meios inovadores como: pagamento recorrente, pagamento por e-mail, ou ainda pagamento manual express.
A plataforma também deve ser compatível com todos os sistemas operacionais.
Recursos
Opte por uma solução que ofereça um Back Office conjunto. Trata-se de uma ferramenta gerencial que permite à loja virtual analisar informações em tempo real e obter dados para medir desempenho de vendas on-line, recuperar vendas, gerenciar recebimentos e permitir a tomada de decisão em processos internos.
Há plataformas integradas com Google Maps para a localização de clientes e também dispositivos antifraude.
Suporte
Devido à dinâmica do e-commerce, a necessidade de acionar o suporte técnico pode acontecer a qualquer hora do dia. Escolha um gateway que ofereça suporte técnico 24h, multicanal e abrangência territorial no atendimento. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Jerome Pays é Diretor de e-commerce da Lyra Network