Como evitar as fraudes em lojas virtuais

Uma das maiores preocupações dos gestores de e-commerce é justamente como evitar as fraudes em lojas virtuais, um problema que já levou muita gente à bancarrota.

Com a expansão do comércio eletrônico no Brasil, as lojas virtuais ficaram cada vez mais expostas às ações d de fraudadores.

Diante disso, passou a ser necessário que os gestores de e-commerce redobrassem a atenção sobre este aspecto tão sensível de uma loja virtual.

Em um cenário como este é necessário que os varejistas invistam cada vez mais em tecnologias para se prevenirem de compras irregulares e combater o roubo de dados de seus clientes.

De acordo com pesquisa realizada recentemente pela empresa Konduto, denominada Raio-X da Fraude no E-commerce Brasileiro, o percentual de tentativas de fraude em compras por lojas virtuais é de 3,83%.

Isso significa dizer que um em cada 26 pedidos realizados pela internet é de origem criminosa.

Aos empresários do e-commerce cabe então evitar a todo custo que sua operação esteja exposta a este tipo de crime. Mas como evitar as fraudes em lojas virtuais?

Como evitar as fraudes no e-commerce

Dicas de como evitar as fraudes nas lojas virtuais

Veja abaixo as principais dicas de como evitar as fraudes em lojas virtuais, deixando o ambiente de negócios mais seguro e confiável, afinal de contas, a segurança de uma loja virtual também é um fator de valorização para o seu e-commerce.

1 – Use o recurso de Certificação Digital

Uma das principais maneiras de se evitar as fraudes em lojas virtuais é através da adoção de uma certificação digital, o recurso tecnológico que já faz parte do roteiro de segurança no e-commerce.

Por meio de um canal de criptografia, esse tipo de certificado garante a autenticidade do site e total privacidade e integridade dos dados do visitante.

Clique aqui para conhecer o Curso de Marketing Digital Para Pequenas Empresas oferecido pela equipe da Academia do Marketing

Neste sistema as informações do digitadas pelo consumidor são transformadas em códigos ao serem transmitidas, dessa forma os fraudadores não conseguem capturar os dados do comprador.

A identificação de uma loja virtual que possui certificação digital é feita por meio do protocolo HTTPS://, o cadeado no exibido na barra de navegação da página.

As vezes, dependendo do navegador e sua configuração, o endereço da loja aparece com cores diferentes, indicando que aquele é um ambiente seguro.

2 – Adote uma solução antrifraude

Outra ótima dica para quem está em busca de saber como evitar as fraudes em lojas virtuais é buscar por uma solução antifraude que possa ser integrada à plataforma de e-commerce.

Atualmente existem no mercado diversas ferramentas no mercado com tecnologia especializada para analisar o risco das transações realizadas no comércio eletrônico.

Por meio da conferência de dados como endereço IP, região de entrega, valor da compra, tipos de produtos, domínio de e-mail, entre outros, é possível identificar as possibilidades de fraude.

Quando a ferramenta barra uma venda, dá para fazer uma conferência manual para checar a veracidade da ação, como ligar para o consumidor e checar se ele fez aquela compra.

Se você pretende reduzir as fraudes no e-commerce, aqui em nosso site você encontra uma seção com os principais fornecedores de soluções antifraude para e-commerce para facilitar a sua escolha.

3 – Adote rotinas específicas

Como evitar as fraudes em lojas virtuais não pode ficar apenas a cargo de sistemas, é interessante que você adote algumas rotinas específicas, como por exemplo, fazer a verificação de dados a partir de um determinado valor de compra.

Defina um valor a partir do qual será feita uma confirmação de dados diretamente com o consumidor. Uma verificação simples de dados que não constam em qualquer documento oficial, pode ser um sinal de alerta de que algo está errado.

Como evitar as fraudes em lojas virtuais

4 – Avalie as opções de meios de pagamento para sua loja virtual

A opção de terceirizar, utilizando intermediadores nas transações do comércio eletrônico ajuda no combate à fraude dos compradores.

Os gateways facilitam a transferência de informações entre a loja virtual e a operadora de cartão de crédito, e os maiores deles já agregam ferramentas de gestão de risco.

Se você pretende reduzir as fraudes no e-commerce, aqui em nosso site você encontra uma seção com os principais fornecedores de soluções antifraude para e-commerce para facilitar a sua escolha.

5 – Invista na capacitação de pessoal

Nossa dica final para quem deseja saber como evitar as fraudes em lojas virtuais é investir na capacitação de pessoal.

Não adianta de nada você contratar um sistema de segurança robusto se internamente sua empresa não estiver capacitada para lidar com as informações sigilosas dos clientes. É importante garantir que sua equipe seja cautelosa com os dados que analisa e processa.

Além disso, os sistemas podem cometer dois tipos de erros. O primeiro é o de aprovar uma transação fraudulenta e o segundo, igualmente prejudicial, é rejeitar uma transação boa.

Se tivéssemos um modelo perfeito, ele acertaria todas as transações, mas isso não existe na prática e você deve estar ciente disso para não sair perdendo.

As únicas e exclusivas funções de todos esses recursos listados são garantir a segurança e credibilidade do seu negócio.

Aproveite a sua visita ao nosso site e acesse a seção de artigos sobre Segurança no E-commerce, onde você encontrará muito material sobre essa questão crítica para uma loja virtual.

Sabendo como evitar fraudes em lojas virtuais o empreendedor do e-commerce pode afastar um dos grandes vilões deste mercado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here