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Como reagir à concorrência no e-commerce

Veja como reagir à concorrência no e-commerce

Em um mercado dinâmico como o que vivemos no e-commerce atual, monitorar a concorrência no e-commerce, analisar seu sortimento e praticar preços dinâmicos de acordo com as movimentações do mercado são imprescindíveis para competir no varejo.

E mesmo que você ache que tais ações estão distantes das pequenas e médias lojas virtuais, é possível começar a partir de algumas dicas para mais adiante seguir com o apoio de tecnologias específicas que auxiliam o dia a dia do gestor de e-commerce .

Confira abaixo os sete passos para ficar atento e reagir aos concorrentes em tempo real:

Defina concorrentes

Saiba bem quais são as lojas online que de fato apresentam altos índices de sobreposição no sortimento com seu e-commerce e que buscam atingir o mesmo perfil de consumidor. Defina então duas ou três e dê foco no monitoramento de preços.

Não adianta ficar brigando por preços com qualquer varejista que venda o mesmo produto, para não cair em uma disputa por margens apertadas. Você pode acabar embarcando no Oceano Vermelho do e-commerce.

Conheça bem seu portfólio

Procure conhecer bem quais são os produtos que possuem maior saída, ou seja, os que mais vendem dentro do seu e-commerce e os que podem ser trabalhados com uma margem menor.

Entenda todos os pontos que compõe seu preço

Como reagir à concorrência no e-commerce
Confira as dicas para reagir à concorrência no e-commerce
Tenha custos na ponta do lápis, como custo de estoque, frete e capital de giro.

Tenha margens bem definidas para cada produto

Apoie sua estratégia de precificação limitando o preço mínimo de forma a não correr o risco de comercializar produtos com margens negativas.

Monitore outros canais

Não se prenda apenas à vitrine da concorrência no e-commerce  que você definiu para o monitoramento. É importante também ter atenção em marketplaces, buscadores, campanhas de email marketing e comparadores de preços.

Integre com ações de marketing

Intensifique suas ações de marketing para produtos que apresentam as melhores condições de preço, valor de frete e prazo de entrega. Desta forma, a possibilidade de se obter melhores resultados com campanhas de Adwords, Buscadores e Email Marketing se tornam ainda maiores.

Identifique oportunidades

A partir da análise dos sortimento da concorrência, surgem insights sobre novos itens, categorias, marcas ou segmentos para atuar ampliando assim seu mix de ofertas.

Hoje já existem plataformas no mercado que assistem o varejista online em todas essas tarefas. O importante é que você busque sempre alternativas para estar a frente da concorrência e, mais importante, com uma operação rentável e lucrativa.

Por Luiz Pereira, COO da Precifica

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