O que é Magento – Conheça a plataforma de e-commerce Magento

Se você ainda não sabe o que é Magento e está pensando em criar uma loja virtual, para tudo que está fazendo e leia este artigo.

Em termos de plataforma de e-commerce, pode-se afirmar sem medo de exageros que o sistema Magento é uma das mais soluções mais completas do mercado.

É claro que existem outros sistemas de e-commerce bastante sofisticados e completos no mercado, mas pensar em montar um e-commerce sem saber exatamente o que é Magento e o que o sistema oferece é cometer um grande erro.

Neste artigo vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o Magento e por que a plataforma é a mais utilizada em todo o mundo para a criação de lojas virtuais mais robustas.

Um pouco da história da Magento

A plataforma Magento é um sistema open source para o desenvolvimento de lojas virtuais de alta performance. Podemos dizer que uma loja virtual Magento é considerada uma loja top de linha em termos de tecnologia.

O projeto Magento nasceu por iniciativa da Varien em 2007, no rastro de outras iniciativas de desenvolvimento de sistemas de e-commerce no formato open source como a osCommerce e a Prestashop, pioneiras neste segmento.

Em 2008 a empresa lançou a primeira versão aberta do sistema que ficou conhecida como Magento Community Edition – CE.

De lá para cá a plataforma Magento vem se firmando como um padrão  da indústria e em função de seus recursos tecnológicos e soluções avançadas para e-commerce, conta hoje com usuários do porte da Samsung, Nokia, GoodYear, Nike, Olympus, Ford e outras grandes marcas.

Em fevereiro de 2011, o grupo eBay adquiriu parte das ações da Magento e concluiu a compra da empresa em junho do mesmo ano, passando a ser o controlador majoritário da empresa.

O último capítulo desta história aconteceu em maio de 2018, quando a Adobe comprou a plataforma por US$ 1,68 bilhão.

Participação da plataforma Magento no mercado mundial

No início deste ano a empresa aheadWorks especializada no desenvolvimento de extensões para a plataforma, divulgou a sua pesquisa anual sobre a participação no mercado de diversas plataformas de e-commerce.

A pesquisa mostrou que pelo terceiro ano consecutivo a Magento se destaca como segundo sistema de e-commerce de código aberto mais usado no mundo, com uma participação de 16% no universo analisado, só perdendo para o WooCommerce que é usada por 18% do mercado.

O que é plataforma Magento

No Brasil a plataforma vem conquistando cada vez mais adeptos em função da sua versatilidade e quantidade de recursos, o que fez com que vários fornecedores de plataforma Magento surgissem no país.

Definindo o que é Magento e quais os recursos que oferece

O Magento é a plataforma de e-commerce open source, desenvolvida na linguagem PHP e distribuída livremente no site da empresa e na comunidade de desenvolvedores que trabalha no sentido de aprimorar e acrescentar novos recursos ao sistema.

Por se tratar de uma plataforma de e-commerce open source, qualquer pessoa que possua sólidos conhecimentos de programação, pois o código é bastante sofisticado, pode promover alterações e desenvolver novas funções para o sistema.

Dessa forma, não existe limites para a customização da plataforma, o que contribuiu em muito para sua aceitação pelo mercado. Para fazer o download do código da plataforma Magento clique aqui

Características da arquitetura da plataforma Magento

Uma das principais características da plataforma Magento é sua arquitetura modular, ou seja o sistema como um todo é composto por diversos módulos independentes que reunidos fazem compõem o sistema.

Para quem ainda não sabe o que é Magento e qual a diferença que isso faz em termos técnicos, posso garantir que esse é um dos pontos chave para o sucesso da plataforma que desde 2011 se tornou líder no mercado de plataformas open source.

Os módulos são conhecidos como Extensões Magento, ou plugins para Magento e são um dos pontos fortes da plataforma. através deles podemos incorporar novas funções à loja e com isso torná-la mais interessante para que a visita e também mais funcional para quem administra.

As Extensões Magento podem ser gratuitas ou pagas. No primeiro caso, você encontrará diversas delas no Magento Marketplace, o diretório oficial de plugins Magento. Lá também você encontrará algumas extensões pagas, desenvolvidas por empresas e programadores independentes.

Outro destaque na plataforma Magento fica por conta das templates, módulos que alteram o design da loja e permitem uma customização muito grande.

Em sites especializados como o Theme Forest você encontra centenas de templates que podem ser adquiridas e instaladas na sua loja, dando um toque exclusivo ao seu projeto.

A robustez da plataforma também traz alguns problemas, porque ela se torna extremamente exigente em termos de desempenho do provedor de hospedagem.

Como a plataforma trabalha com muitas requisições ao banco de dados, é preciso escolher um bom provedor de hospedagem para Magento, caso contrário a loja poderá ficar lenta e até mesmo chegar a sair do ar.

Diante de tudo isso, podemos garantir que o Magento, é sem dúvida alguma uma das melhores plataformas de comércio eletrônico do mercado, tanto que no curso de e-commerce que ministramos, sempre damos um destaque especial a essa plataforma.

Agora que você já sabe o que é Magento e conhece o poder dessa plataforma, pense na possibilidade de adotar essa solução no planejamento do seu e-commerce. Mantenha-se atualizado sobre a plataforma Magento, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

O que é Magento – Plataforma de e-commerce
4.8 (95.9%) 39 votes

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Samuel

    O sistema Magento é sem dúvida um dos melhores no momento, mas é preciso analisar se o seu projeto requer uma plataforma desta, já que ainda é suma solução de e-commerce cara.

  2. Olá Alberto

    Muito boa a sua explicação sobre o que é Magento. Esta sem dúvida alguma é uma das melhores plataformas de e-commerce no momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here