Planejamento em e-commerce – Veja por por onde começar
Quando se fala em planejamento em e-commerce, todos os profissionais da área são unânimes em afirmar que essa é uma etapa fundamental para se ter sucesso neste negócio.
Essa unanimidade também acontece entre os novos empreendedores do setor. Todos eles tem a mesma dúvida na hora de planejar seus negócios online: Por onde começar?
Um bom ponto de partida é iniciar através do planejamento dos elementos técnicos envolvidos na criação do sistema e também do seu marketing.
Um negócio de e-commerce nada mais é do que um comércio, e no comércio varejistas, a essência é comprar e vender!
Por tanto, a partir da compra, ou seja, do produto, iniciam-se todos os desdobramentos do ato de planejar.
Definido o produto, no caso do e-commerce de produto único, ou do mix de produtos, começa-se a pensar 360º a respeito do negócio e aí sim cria-se um diferencial no e-commerce, que pode levar você ao sucesso.
Compra
Os varejistas de lojas físicas normalmente falam: O lucro está na compra! Isso na maioria das vezes é verdade, principalmente para produtos não exclusivos, e facilmente comparáveis. Com boas compras, há possibilidade de ter boas margens.
Então, após definir o mix de produtos, é o momento de negociar a compra com fornecedores e brigar pelas melhores condições.
Dentro do planejamento comercial deve-se pensar também na árvore de produtos e navegação, mark up, preço de venda, cadastro dos produtos com descrição detalhada, fotos, vídeos. Tente sempre aplicar conceitos de SEO!
Qual vantagem competitiva temos para comprar o mix de produtos definido? Por que e como somos melhores que nossos concorrentes nesse quesito?
Logística
Depois da definição comercial efetuada, fica mais fácil pensar na logística. Como receber as mercadorias? Como dar entrada? Qual o volume e equipe necessárias? Qual a melhor maneira para armazenar? Quais transportadoras podem atender os potenciais clientes? Que embalagens devo usar? Haverá embalagem de presente? Qual tratativa para logística reversa?
Tecnologia
Grande engano! TI deve estar alinhada com as necessidades de negócios.
Em primeiro lugar, deve-se pensar na estratégia e como a operação acontecerá, aí sim, desdobramento tecnológico é fundamental.
Que funcionalidades meu e-commerce precisa? O que é indispensável? O que seria um diferencial para vender meus produtos e garantir a experiência que desejo proporcionar aos meus clientes? Que sistemas são importantes para a atender minhas necessidades e administrar o negócio?
Há vários sistemas, integrações e tecnologias que devem ser investigadas: meios de pagamento, anti-fraude, sistema de busca especializada, recomendação e personalização, plataformas de disparo de e-mail marketing, atendimento ao cliente, entre outras.
Marketing
Com Comercial, Logística e Tecnologia no prumo, faz todo o sentido pensar no planejamento de marketing e comunicação. Tenho uma estrutura bem planejada, sei o que quero e posso vender (comercial), como entregar (logística) e tenho os meios tecnológicos para isso (TI).
Agora como anunciar? Como atrair público para a minha loja? Como meu público alvo será impactado pela comunicação? Devo ter bases parceiras? Como extrair o máximo do Google Adwords?
Pessoas
Por último, e não menos importante, o fator crítico de sucesso para qualquer negócios são as pessoas. A definição assertiva da equipe é vital para o negócio prosperar, no fim do dia, são elas que irão executar o planejamento e atingir as metas.
Outros pontos importantes de caráter administrativo que devem ser olhados em um planejamento de e-commerce são questões como: planejamento fiscal, jurídico, contábil, financeiro.
Quantifique tudo isso, coloque no papel, avalie os cenários e boas vendas. Veja também outros artigos sobre planejamento de e-commerce em nossa seção de artigos E-commerce Para Iniciantes.
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Por Dante Lima