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Como Planejar Uma Loja Virtual

Veja neste tutorial como planejar uma loja virtual. Conheça quais são os principais aspectos a serem levados em consideração no planejamento de um e-commerce. Um roteiro passo a passo para quem pretende planejar a criação de uma loja virtual.

Como planejar uma loja virtual – Confira o passo a passo

Saber como planejar uma loja virtual é o primeiro grande desafio que o empreendedor do e-commerce precisa enfrentar.

Com o crescimento do e-commerce no Brasil, é cada vez maior o número de empresas que buscam este canal de vendas, até mesmo como uma forma de enfrentar a crise pela qual passamos.

Além disso, vemos também o movimento de muitos pequenos empreendedores estão apostando no comércio eletrônico para se tornarem seus próprios patrões, ou como uma fonte de renda complementar.

O grande problema é que por desconhecerem as técnicas e ferramentas envolvidas na criação de uma loja virtual, muitas vezes estes empreendedores acabam por desistir.

O passo a passo do planejamento de lojas virtuais

Se você está em busca de saber como planejar uma loja virtual, abaixo listamos algumas dicas que certamente irão lhe ajudar a enfrentar este desafio.

1 – Definindo seu capital de giro

O primeiro passo é definir quanto você tem para investir e dividir o valor por 12. Você poderá gastar mensalmente, apenas 1/12 do que você tiver. Assim, se seu capital inicial for R$ 60 mil, você terá que alocar todas as despesas mensais dentro dos R$ 5 mil estipulados para o mês.

Leve em consideração aluguel de espaço, cursos e treinamentos, marketing, e outras despesas fixas. Criando um plano de negócios para o projeto você terá uma ótima visão deste cenário.

Muitos microempresários se veem sem nenhum capital para as despesas do negócio logo nos primeiros meses, por não terem criado um planejamento financeiro para investimento do capital a longo prazo.

2 – O que você vai vender?

Defina em qual segmento vai atuar, qual será o mix de produtos, margens de lucro almejadas. No artigo O Que Vender na Internet, publicado aqui mesmo no Guia de E-commerce, você verá muitas dicas para definir o seu mix de produtos.

Outro ponto importante nesta etapa é definir a Persona da sua loja virtual, o público-alvo que você deseja atingir, pois isso é essencial na determinação do seu mix de produtos, estratégia de marketing e muito mais.

Procure saber quem são seus concorrentes, como são as suas lojas virtuais e qual a qualidade dos produtos. Isso pode fazer a diferença, pois lhe dará uma visão do ambiente em que você será inserido.

A experiência de quem já empreendeu nessa área também é de muita valia. Converse com amigos que já tenham aberto lojas virtuais, ou até mesmo lojas físicas, caso seja sua primeira experiência no varejo.

3 – A escolha do local

Sua empresa é virtual, portanto, ela não precisa estar em endereços ou bairros nobres da cidade.

Se você dispuser de um espaço em sua própria casa, ótimo. Se não, você pode buscar por uma sala comercial em bairros mais baratos, afastados do centro da cidade.

A ideia é não gastar muito dinheiro com aluguel. Aliás, quanto menos gastos fixos o microempreendedor virtual tiver, melhor.

4 – Registrando a empresa

Para poder operar legalmente no e-commerce é obrigatório abrir uma empresa, passando por todo o trâmite de registro de empresa, que varia um pouco entre os Estados brasileiros.

Assim você poderá emitir nota fiscal aos clientes, recolher os impostos, e cumprir com todas as obrigações fiscais pertinentes aos empreendedores.

Além da razão social e CNPJ, dados como endereço, telefone e meios de atendimento precisam constar na homepage da sua loja, de acordo com as novas regras do e-commerce brasileiro.

5 – Uma loja própria ou uma loja em um marketplace?

Outra dica importante para quem está em busca de saber como planejar uma loja virtual é pesquisar muito bem sobre a plataforma a ser adotada.

Hoje em dia existem duas principais maneiras de montar uma loja virtual: com uma plataforma de e-commerce ou em um marketplace.

Atualmente temos diversos fornecedores de plataformas de e-commerce no Brasil e você poderá escolher entre os vários modelos disponíveis. Basicamente temos as seguintes opções:

  • Loja virtual alugada
  • Plataforma de código livre
  • Plataformas próprias

Para quem está iniciando, a melhor alternativa é optar por uma plataforma de e-commerce alugada, pois o custo inicial será reduzido e você não terá de se preocupar com manutenção do sistema.

E existem marketplaces, os shoppings virtuais, que são uma boa opção para o pequeno empreendedor, pois possuem mensalidades acessíveis e uma série de benefícios voltados às necessidades do pequeno varejista, como cursos, marketing, geração de tráfego, consultoria, etc.

Leia um pouco mais sobre esta questão no artigo Loja Virtual ou Marketplace, que publicamos anteriormente aqui em nosso site.

6 – Cursos e treinamentos

Se você está começando do zero, irá precisar de uma base de conhecimento sólida, coisa que você não aprenderá sozinho ou através da leitura na Internet.

A melhor maneira para adquirir este conhecimento é realizando cursos e treinamentos nas áreas de planejamento de e-commerce também marketing digital. O mercado está cada vez mais profissional e não existe espaço para amadorismo.

Como fazer o planejamento de uma loja virtual

7 – Escolha seus fornecedores e combine preços e entrega

Outra dica para quem que saber como planejar uma loja virtual é não esquecer de selecionar fornecedores e fazer acordos de preços para pequenas quantidades, para você ir sentindo a demanda do mercado.

Enquanto estiver nos primeiros meses de vendas, crie um plano de ação e combine até mesmo a retirada ou entrega dos produtos com eles.

Em alguns casos o produto pode ser retirado na fábrica com seu carro uma ou duas vezes na semana se a quantidade for pequena, reduzindo os gastos de frete ou de ter de comprar um lote grande que ocupará todo o seu espaço de estoque.

8 – Logística de entrega

Escolha seu parceiro logístico. Na maioria das vezes, salvo para produtos de grandes dimensões ou pesados, serão os Correios, por sua abrangência geográfica e preço competitivo.

Você mesmo pode levar todas as encomendas até a agência dos Correios mais próxima, ao final de cada dia, ou então programar a retirada das encomendas pelos Correios na sua empresa.

Você pode até mesmo, para endereços próximos ao seu, fazer a entrega com seu próprio veículo, economizando no frete. Um bom planejamento logístico é fundamental para o sucesso de um e-commerce.

9 – Atendimento ao cliente

Tenha em mente que você precisará dispor de meios rápidos de atendimento ao cliente. Se você for cuidar de todo o resto da empresa e ainda do atendimento, lembre-se de reservar pelo menos dois momentos do dia, às 12h00 e às 18h00, por exemplo, para responder aos clientes que fazem contato por email, Twitter ou Facebook.

Quanto aos telefonemas, atenda sempre que estiver em sua loja, e tenha o cuidado de deixar uma mensagem na secretária eletrônica dizendo ao cliente que retornará a ligação o mais breve possível – e retorne.

Sendo sua loja pequena e iniciante, essa demanda deverá ser baixa no começo, mas tenha o cuidado de estar constantemente checando os canais de comunicação para não perder clientes.

10 – Marketing

Se você quer saber como planejar uma loja virtual de sucesso, uma de nossas dicas mais importantes diz respeito ao marketing digital, pois ele é fundamental. Não basta abrir a loja e achar que as pessoas virão até ela.

Com tantas e tantas lojas virtuais de diversos portes, fica cada vez mais difícil ser notado nas ruas da Internet. Por isso, a divulgação da sua loja virtual deve ser uma das prioridades.

O marketplace também é uma solução nesse sentido, já que sua loja estará em um shopping, que atrai muitos consumidores diariamente.

Invista em anúncios e banners em sites voltados ao seu público-alvo, por exemplo, ou portais de internet. Também é possível firmar parcerias com blogs do segmento em que você atua, expondo seu banner ou pagando por publiposts (posts pagos).

Lance mão do email marketing sempre, uma poderosa arma para se fazer lembrar, mas respeite as regras básicas de envio para não se tornar cansativo.

Outra forma de marketing são as redes sociais, e com o trunfo de serem gratuitas até um determinado ponto. Crie um blog para falar sobre assuntos ligados ao seu segmento de atuação, crie uma Fanpage da sua marca no Facebook, crie uma conta no Instagram, Twitter e no Pinterest.

Assim você expõe seus produtos, os valores da sua marca e interage com seus atuais e futuros clientes.

E por fim, passe longe do Google Ads, a ferramenta do Google que cria relevância para o seu e-commerce através da escolha de palavras-chave.

Esse é um mercado inflacionado e dominado pelos grandes players. Sendo pequeno, você gastará muito dinheiro e não verá retorno nas vendas.

Para complementar a sua leitura, sugerimos que você acesse a seção de Planejamento do Guia de E-commerce, onde apresentamos uma série de artigos que também irão lhe ajudar no planejamento do seu e-commerce, inclusive, um falando especificamente sobre como montar uma loja virtual.

Agora que você já tem uma boa ideia de como planejar uma loja virtual, o que acha de embarcar neste projeto. Conte com a nossa ajuda e se mantenha atualizado assinando a nossa Newsletter.

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