Planejamento no E-commerce

Veja neste artigo qual a importância do planejamento no e-commerce, uma etapa determinante para o sucesso neste tipo de negócio. Conheça os principais pontos a serem levados em consideração na hora do planejamento de uma loja virtual.

Veja neste artigo qual a importância do planejamento no e-commerce, uma etapa determinante para o sucesso neste tipo de negócio. Conheça os principais pontos a serem levados em consideração na hora do planejamento de uma loja virtual.

Planejamento no e-commerce

A etapa do planejamento no e-commerce é sem dúvida alguma uma das etapas mais importantes para o sucesso de uma loja virtual, e por isso, merece toda atenção possível por parte do empreendedor que deseja ingressar neste segmento.

A etapa operacional é muito mais atraente do que a etapa de planejamento, mas acredite, cada minuto investido nessa etapa, retorna na forma de lucro no futuro.

A importância do planejamento no e-commerce cresce na medida em que o segmento se profissionaliza no Brasil e no mundo.

Atualmente, não há mais espaço para amadorismo no comércio eletrônico atual. Improviso então, nem pensar.

Principais etapas do planejamento de uma loja virtual

O planejamento de uma loja virtual é essencial para que você possa identificar as melhores oportunidades no mercado, avaliar riscos, determinar a estrutura que será necessária para o seu negócio e qual será o investimento necessário para começar o negócio e segurar os custos nos primeiros meses.

Por isso, o melhor caminho a seguir, é a elaboração de um bom e velho Plano de Negócios ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

É o plano de negócio que situará a operação de e-commerce no ambiente negocial e determinará quais são as principais diretrizes a serem cumpridas nas etapas posteriores. Funciona como uma verdadeira bússola para o futuro da operação.

Elaborado o Plano de Negócios é chegada a hora de fazermos uma Análise SWOT do projeto para podermos ter uma visão exata do ambiente negocial, envolvendo os pontos forte do empreendimento, suas fraquezas, oportunidades e ameaças.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais sempre chamamos atenção sobre a etapa do planejamento no e-commerce por entendermos que sem isso, a possibilidade de sucesso de um comércio eletrônico é praticamente nula.

Muita gente acredita que a etapa de planejamento seja muito complexa, mas efetivamente, uma vez que se tenha um roteiro para criação de lojas virtuais isso se torna muito mais fácil. Esse roteiro pode ser um plano de negócios simples, porém eficiente.

Quando falamos em plano de negócios não estamos obrigatoriamente nos referindo a um projeto, em nível de apresentação no BNDES. Podemos estabelecer um planejamento de e-commerce a partir de um modelo simples, mas que seja abrangente e realista.

Um bom planejamento de e-commerce – Plano de Negócios

Um plano de negócios para e-commerce nada mais é que um documento onde as principais variáveis do empreendimento são apresentadas de forma detalhada e organizada. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existem diversos modelos de planos de negócios disponíveis na Internet que podem ser adaptados para o seu processo de planejamento de e-commerce. O importante é que o plano de negócios tenha ao menos as estruturas básicas como as que se seguem:

Um bom projeto de e-commerce começa justamente no planejamento. É essencial que você tenha um plano de atuação para a empresa para que o projeto tenha foco e os recursos possam ser aplicados de forma eficiente.

Chamo atenção especialmente para a parte do Marketing que em função da sua importância dentro de um planejamento para e-commerce e sua diversidade de opções, necessita de um detalhamento mais criterioso para que não ocorram desperdícios em investimentos com ferramentas que não produzem um resultado satisfatório.

Em termos de planejamento do e-commerce, tudo deve ser levado em consideração. mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Sair da versão mobile