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Análise SWOT no e-commerce

Análise SWOT no e-commerce como ferramenta de planejamento

A aplicação da matriz de análise SWOT no e-commerce é indiscutivelmente uma das etapas mais importantes para se ter uma noção exata sobre o desafio que vem pela frente em termos de criação e posicionamento de uma loja virtual.

O problema é que muitas das vezes essa etapa é ignorada pelos novos empreendedores, ou então relevada a uma posição secundária no processo de estruturação do projeto de e-commerce consistente.

A realização de uma análise SWOT no e-commerce não é uma tarefa difícil, mas exige que você dedique um bom tempo para fazê-la da forma mais realista possível e igualmente técnica.

Em nosso curso de e-commerce, tanto na versão presencial quanto na versão online, para facilitar o trabalho do novo empreendedor do comércio eletrônico, disponibilizamos uma planilha onde é possível fazer este tipo de análise de forma mais focada no varejo online.

Os objetivos da análise SWOT no comércio eletrônico

Análise SWOT no e-commerce como ferramenta de planejamento e desenvolvimento de lojas virtuais.
A importância da análise SWOT no e-commerce

A expressão SWOT é o acrônimo em inglês de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Esse tipo de análise tem como finalidade dar um posicionamento estratégico da empresa no ambiente negocial onde ela vai atuar e é uma ferramenta fundamental do planejamento de qualquer negócio.

Um erro comum entre os novos empreendedores do comércio eletrônico é acharem que podem começar sua loja virtual no improviso e depois ir arrumando gradativamente, o que não espelha de maneira alguma a realidade do negócio.

No planejamento de uma loja virtual, vamos buscar analisar quatro fatores básicos:

  • Pontos fortes do empreendimento – Strenghts / Forças
  • Pontos fracos e vulnerabilidades do e-commerce – Weaknesses / Fraquezas
  • Oportunidades apresentadas – Opportunities / Oportunidades
  • Ameaças que a loja virtual irá enfrentar – Threats / Ameaças

As etapas da Análise SWOT no e-commerce

A Análise SWOT de uma loja virtual é dividida em duas etapas. A primeira é a análise interna, os fatores inerentes ao negócio que estão sob nosso controle. Estes fatores são divididos Pontos Forte e Pontos Fracos como, por exemplo, os apresentados na imagem abaixo.

As etapas da análise SWOT no e-commerce
As quatro etapas da análise SWOT no e-commerce

A segunda etapa diz respeito à análise dos fatores externos, sob os quais não temos qualquer ingerência ou então muito pouca, que são as Oportunidades e Ameaças.

Aplicação da análise SWOT do comércio eletrônico

Feita esta análise, temos então subsídios para inserir estes dados em nosso planejamento estratégico. Quando elaboramos o Plano de Negócios da Loja Virtual, levamos em consideração esta análise, para podermos potencializar nossos Pontos Fortes e as Oportunidades oferecidas pelo mercado e tentar neutralizar e ate mesmo eliminar os Pontos Fracos e as Ameaças.

Para ter sucesso no uso da análise SWOT no e-commerce é essencial entender que ela é um processo contínuo e não apenas uma etapa do planejamento inicial. Devemos revisá-la periodicamente para fazer os ajustes necessários às novas situações apresentadas pelo mercado. O e-commerce é por definição uma atividade dinâmica e por isso devemos sempre estar revendo nosso posicionamento.

Os benefícios desse tipo de análise, em termos de gestão da loja virtual são inúmeros. Como exemplos, podemos citar:

  • Focar os esforços do negócio em Oportunidades que possuam um potencial elevado em função dos Pontos Fortes identificados na matriz SWOT;
  • Decidir como utilizar os Pontos Fortes identificados para minimizar a vulnerabilidade da empresa face às Ameaças identificadas na análise;
  • Desenvolver ações gerenciais que busquem garantir que as Ameaças identificadas não cheguem a oferecer real risco às operações da empresa e que neutralizem os Pontos Fracos;
  • Elaborar soluções que levem a eliminar as Fraquezas que impedem o e-commerce de aproveitar as Oportunidades identificadas no mercado.

Como dito em um post anterior, não há espaço para amadorismo no e-commerce atual, e técnicas avançadas de gestão e análise estratégica devem ser cada vez mais utilizadas no dia a dia de uma loja virtual.

A análise SWOT no comércio eletrônico é uma destas ferramentas que você deve incorporar o mais rápido possível à gestão do seu e-commerce. Mantenha-se atualizado sobre este e outros aspectos do planejamento de lojas virtuais, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle no Blog do Curso de E-commerce

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