Soft bounces e hard bounces – O que são e como reduzir os impactos causados por eles?
Os bounces são retornos dos provedores aos endereços de e-mail que apresentam algum erro.
Estes e-mails muitas vezes não são facilmente reconhecidos e podem estar no meio de suas listas comprometendo a entrega de suas campanhas de e-mail marketing.
Em e-mail marketing, existem dois tipos de bounces que podem prejudicar suas entregas, são eles: Soft Bounces e Hard Bounces.
Soft Bounces
Os Soft Bounces são erros temporários, que podem surgir por uma série de motivos, entre eles: caixa de entrada superlotada, falhas temporárias de acesso, bloqueio por antivírus com proteção antispam, falhas temporárias de conexão, entre outros.
Este tipo de erro, não é muito grave, e não precisa ser eliminado logo na primeira aparição. Muitas vezes uma nova tentativa de entrega é válida, pois partindo do princípio que você só está enviando para usuários opt-in, eles podem estar passando por um período de inatividade e em breve retornaram.
Para não sofrer desgaste de imagem e reputação com soft bounces, a melhor alternativa é manter a frequência na higienização de bases de acordo com o nível de engajamento dos usuários.
Hard Bounce
Neste caso, a solução é a imediata remoção dos hard bounces. Uma vez classificado como erro permanente, o e-mail não será mais entregue e se permanecer em suas listas, poderá afetar a entrega de todos os outros, mesmo os que possuem engajamento constante.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail