Vantagens e desvantagens das plataformas de e-commerce alugadas

Veja nesta matéria quais são as vantagens e desvantagens de se usar uma plataforma de e-commerce alugada. Quais são as diferenças entre os dois modelos e como isso influência em sua decisão.

Veja nesta matéria quais são as vantagens e desvantagens de se usar uma plataforma de e-commerce alugada. Quais são as diferenças entre os dois modelos e como isso influência em sua decisão.

Vantagens e desvantagens de usar uma plataforma de e-commerce alugada

A discussão sobre as vantagens e desvantagens de usar uma plataforma de e-commerce alugada é tema recorrente quando se trata da escolha do sistema para a implantação de uma loja virtual.

Quando o assunto é desenvolvimento de e-commerce, logo se vem em mente o quanto gastar qual plataforma de e-commerce adotar ou até mesmo o custo benefício que determinada plataforma poderá trazer para o negócio.

Deste modo, a melhor maneira de se decidir sobre determinada escolha é obter-se comparações sobre os tipos de plataformas mais comuns no mercado, abordando-se suas principais características bem como suas vantagens e desvantagens.

Breve comparativo entre Open Source e o modelo SaaS

Para melhor orientar a escolha da plataforma de e-commerce a ser adotada, façamos uma comparação entre duas das mais comuns opções disponíveis no mercado, o modelo Open Source e o modelo SaaS:

Plataforma de e-commerce Open Source

O modelo Open Source é muito utilizado hoje em dia, não só devido ao fato de se ter em mãos os códigos fonte do e-commerce sem ter que pagar por eles, mas também pela possibilidade que este vem a oferecer no sentido de expansão da loja virtual em si.

Ao optar por um modelo de e-commerce Open Source, trará a vantagem de estar modelando a estrutura da loja de maneira que deseja, ou até contratar a empresa que desejar para trabalhar no processo de desenvolvimento e manutenção da loja não ficando assim vinculado a uma plataforma alugada.

A vantagens das plataformas Open Source

Desvantagens das plataformas Open Source

Necessário qualificação técnica em programação web, ou contratação de setor de desenvolvimento, ou ainda optar por uma empresa terceira para a implementação e manutenção do e-commerce, gerando assim gastos possivelmente maiores comparados a demais opções de plataformas;

Em determinados casos há a necessidade de se investir em infraestrutura para se trabalhar com a plataforma Open Source.

Plataformas SaaS

O modelo SaaS – Software as a Service, tem aderido cada vez mais optantes, sendo em sua maioria pequenas e médias empresas e, ao contrário do modelo Open Source, a opção pelo SaaS é indicada para quem deseja simplicidade, economia e facilidades.

Basicamente o cliente pagará um valor mensal no qual já inclui a hospedagem do e-commerce bem como um suporte para auxílio na modelagem do site que geralmente pode ser feita pelo próprio cliente. É o modelo que chamamos de lojas virtuais alugadas.

Vantagens das plataformas SaaS

Desvantagens das plataformas SaaS

Mais importante do que o desenvolvimento do e-commerce em si deve ser a escolha da plataforma ideal. Não existe modelo de plataforma boa ou ruim, ou seja, cada uma possui suas características que se encaixam com determinado tipo de negócio e nem sempre o mais caro pode ser o melhor ou pior.

Outro ponto a ser destacado está no desenvolvimento da empresa que deverá avaliar até que ponto é vantajoso investir em uma plataforma A ou B devendo-se ter uma visão a respeito do custo beneficio e do retorno financeiro em que determinada escolha poderá afetar.

Determinar qual a melhor plataforma de e-commerce é sempre um desafio para o empreendedor que dá seus primeiros passos no varejo eletrônico, mas com técnica e análise é possível se chegar a uma conclusão com alto grão de acerto.

Sabendo quais são as vantagens e desvantagens das plataformas de e-commerce alugadas já ajuda bastante na hores de decidir. Mantenha-se atualizado sobre plataformas de e-commerce e outros aspectos relativos ao desenvolvimento de uma loja virtual, assinando a nossa nosso Newsletter.

Sair da versão mobile