Qual é a melhor plataforma de e-commerce? Saiba como escolher

A resposta para a dúvida sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce não é única e muito menos imediata, e por isso mesmo a tentativa de generalização sempre dá errado.

É compreensível que os novos empreendedores do comércio eletrônico tenham essa preocupação como uma das principais na hora de montar uma loja virtual, mas como vamos ver, é preciso fazer uma análise de cada situação.

Determinas entre as dezenas de ofertas de fornecedores de plataformas de e-commerce qual delas é a mais indicada para o seu projeto é um grande desafio, mas na verdade, a resposta para a pergunta sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce para a sua loja virtual está no seu documento de planejamento do projeto.

De maneira geral podemos dizer que a plataforma de e-commerce ideal é aquela que satisfaça às suas necessidades atuais e futuras, pelo menos a médio prazo, e se encaixe no seu orçamento disponível para o projeto.

É claro que existem as questões técnicas envolvidas, como abordamos em um artigo publicado anteriormente aqui no Guia de E-commerce, sobre como escolher uma plataforma de e-commerce, mas a questão fundamental é coordenar as questões técnicas com o seu momento de negócio.

Neste artigo vamos analisar qual seria o caminho para determinar, para o seu caso, qual a melhor plataforma de e-commerce, abordando questões como:

  • A importância da plataforma de e-commerce para o seu projeto
  • A parceria necessária entre o projeto e o sistema de e-commerce
  • Esacalabilidade como critério de escolha da plataforma
  • Plataforma própria ou de terceiros
  • Sistemas acessórios e integrações
  • Facilidade de uso
  • Recursos de marketing digital
  • A loja que cabe no seu bolso
  • Qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu caso

O passo a passo para determinar qual é a melhor plataforma de e-commerce

Vejamos então, o que você precisa levar em consideração na hora de determinar qual o melhor sistema de e-commerce para o seu projeto. Como tudo em termos de e-commerce, é apenas uma questão de avaliação e planejamento, como você verá.

1 – Qual a importância da plataforma para o seu projeto de e-commerce

Em primeiro lugar é preciso que você se convença que o processo de escolha da plataforma de e-commerce é uma das etapas mais críticas de todo o processo de criação de uma loja virtual e por isso mesmo merece todo o tempo, análise e pesquisa que você puder dedicar.

Em nosso curso de e-commerce desenvolvemos uma planilha para ajudar os participantes nessa tarefa, já que existem literalmente dezenas de aspectos a serem considerados nessa análise, e a única maneira de não se perder nesse processo é sistematizando-o através de um check list.

2 – O melhor sistema de e-commerce é o que vira um parceiro

O melhor sistema de e-commerce você vai encontrar é aquele que se transforma em um verdadeiro parceiro do seu projeto de e-commerce, ou seja, uma plataforma que ofereça todos os recursos necessários para o seu negócio e também possa lhe acompanhar durante o processo de evolução da sua loja virtual.

Portanto, o primeiro passo é verificar se a plataforma de e-commerce que você está analisando possui todos os recursos que você irá precisar, não só na parte comercial do negócio como também no que diz respeito aos recursos de marketing digital.

3 – A melhor plataforma de e-commerce é aquela que é escalável

Um dos principais erros de um e-commerce, que é cometido por muitas pessoas, é imaginar que dá para começar uma virtual com qualquer plataforma e no futuro, quando a evolução natural do negócio requisitar mais recursos basta apenas trocar a plataforma e pronto, tudo resolvido.

Na verdade, a coisa não funciona assim, pois a troca de plataforma de e-commerce acarreta uma série de transtornos que vão desde a quebra da rotina de trabalho chegando até mesmo à perda de valiosas posições no Google.

Por isso é importante determinar se a plataforma de e-commerce que você está escolhendo, possui os recursos e desempenho necessário não só para atender às suas necessidades imediatas, mas também as de médio prazo, pelo menos.

Qual é o melhor sistema de e-commerce

4 – Solução de plataforma própria ou de terceiros

Outro ponto muito importante na hora de escolher a plataforma de e-commerce é determinar qual a melhor opção para o seu caso, ter uma plataforma própria ou partir para a solução de terceiro, como no caso das plataformas alugadas.

A opção pela plataforma própria, como a Magento ou até mesmo a WordPress, tem suas vantagens, por se tratar de um sistema seu, mas em compensação, você precisará de pessoal técnico para fazer a manutenção do sistema e suas atualizações.

As plataformas alugadas trazem a vantagem da terceirização do processo de TI, o que permitirá a você se concentrar no negócio em si, mas por outro lado, tem um custo mensal que será incorporado à sua matriz de custos operacionais.

5 – Sistemas acessórios e integrações

A plataforma de e-commerce ideal é aquela que já vem completa, com todos os sistemas acessórios instalados e mais ainda, com todas as integrações possíveis e imagináveis também já incorporadas ao sistema.

Integrações como venda em markeplaces, criação de loja no Facebook, ERP e tantas outras, importantes para o sucesso de uma loja virtual, precisam estar presentes na plataforma, caso contrário você irá perder boas oportunidades de negócio.

Você até pode contratar estas integrações separadamente, mas o grande problema é a compatibilização destas soluções com a plataforma já existente. Nem sempre é possível ou então será feita uma “gambiarra” que não vai funcional plenamente.

6 – Facilidade de uso

Outro item que acredito ser fundamental na hora de definir qual é a melhor plataforma de e-commerce para o seu projeto é a facilidade de uso e manutenção do sistema.

Existem plataformas sensacionais, cheias de recursos e funções que nos ajudam bastante no dia a dia, mas que para usá-los você precisa fazer uma verdadeira pós-graduação na plataforma.

Por isso, faça um test drive da plataforma antes de se decidir por adotá-la. A maioria dos desenvolvedores possui uma loja demo na qual você pode conferir as funcionalidades oferecidas.

Qual a melhor plataforma para loja virtual

7 – Recursos de marketing digital

Outro ponto importante na definição de qual é a melhor plataforma de e-commerce para o seu caso, diz respeito aos recursos de marketing digital já incorporados no sistema para que você possa utilizar todas as ferramentas disponíveis no mercado atualmente.

A divulgação de uma loja virtual através de anúncios no Google ou no Facebook, exige a incorporação de alguns códigos de rastreamento de conversões, para que você possa monitorar de forma eficiente seus resultados.

As campanhas de Remarketing, uma exigem também recursos extra de monitoramento para que possamos administrá-las de forma adequada.

Outro ponto importante são os recursos de SEO, otimização de sites para ferramentas de busca, que possibilitam colocar as páginas da sua loja em destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Por isso, é importante verificar se a plataforma de e-commerce que você pretende adotar possui todos estes recursos para que o marketing digital da sua loja não fique “travado” lá na frente.

8 – A plataforma que cabe no seu bolso

Qual a melhor plataforma de e-commerce? Aquela que cabe no seu bolso! É claro que existem sistemas sensacionais, que só faltam fazer cafezinho, mas será que ele realmente cabe no seu bolso?

O investimento total em um sistema de e-commerce não deve ultrapassar o nível de 30% do seus orçamento total para o projeto, por isso, você terá que fazer um verdadeiro exercício de engenharia financeira para compatibilizar a plataforma com o budget total do seu projeto.

9 – Qual a melhor plataforma de e-commerce para o seu caso?

Como você pode ver, a lista de itens que determinas a plataforma de e-commerce ideal para o seu projeto é longa, mas existem diversos fornecedores que possuem estas opções. É uma questão de estabelecer prioridades e pesquisar.

O importante é ter sempre em mente que a plataforma de e-commerce é um dos principais elementos para o sucesso de uma loja virtual, por isso mesmo, não dá para improvisar nessa área.

Agora que você já tem as bases para definir qual é a melhor plataforma de e-commerce para o seu caso, basta pesquisar em nosso guia e entrar em contato com os diversos fornecedores para escolher o sistema que irá adotar em seu projeto. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Qual é a melhor plataforma de e-commerce?
4.9 (97.65%) 51 votes

3 COMENTÁRIOS

  1. Acho que a melhor plataforma de e-commerce é aquela que é uma verdadeira parceira do projeto, e não a que a gente fica brigando o tempo inteiro por ser engessada.

  2. Determinar qual a melhor plataforma de e-commerce é realmente um desafio para quem está começando. Eu confesso que estava meio perdida, mas as dicas do artigo já me ajudaram bastante. Parabéns para a equipe pelo ótimo conteúdo do site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here