Veja como escolher o melhor meio de pagamento para um e-commerce

Saber como escolher o melhor meio de pagamento para um e-commerce é um detalhe que pode afetar em muito o destino de um projeto de e-commerce.

Quando falamos em ter um site vendendo online não raras às vezes o item meios de pagamento é o último a ser pensado.

A discussão sobre como escolher o melhor meio de pagamento para um e-commerce é tão ou mais importante para o sucesso da loja virtual do que várias outras questões operacionais na gestão do e-commerce.

O debate sobre a escolha dos meios de pagamento de uma loja virtual não se trata somente das opções de pagamentos que você oferecerá em seu site.

Isso por si só já aumentaria suas vendas, mas ela é principalmente uma decisão de gestão/management no entendimento do processo de vendas e conhecimento do cliente.

Se analisarmos com cuidado, esse é um detalhe que é capaz de determinar se todo o investimento feito para levar o consumidor final para o momento de clicar “comprar” virará receita ou só um custo.

Fatores que pesam na hora de escolher o melhor meio de paramento para uma loja virtual

Existem diversos fatores a serem levados em consideração na hora de escolher o melhor meio de pagamento para um e-commerce. Façamos então uma análise dos principais itens a serem levados em consideração.

A escolha do gateway de pagamento

Veja como escolher o melhor meio de pagamento para um e-commerce
Dicas sobre como escolher o melhor meio de pagamento para um e-commerce

Em primeiro lugar, a escolha do sistema de pagamento é fator estratégico para o sucesso do seu negócio. Escolher uma plataforma de e-commerce completa, que ofereça flexibilidade suficiente para maximizar o seu negócio especificamente é a porta de entrada para uma boa gestão de todo o processo de pagamento.

Outros questionamentos que devem ser feitos na hora de escolher um gateway de pagamentos, dizem respeito à tecnologia e suporte. Será que o gateway de pagamento escolhido processa pagamentos com as mais novas tecnologias e melhores práticas, se ele é PCI compliant (segurança de dados), se tem uma plataforma de conciliação de recebíveis que suporte suas necessidades, se o gateway tem suporte em português e mais tantas variáveis que só serão descobertas quando você precisar de ajuda durante um problema.

Determinação da capacidade de transação e SLA

Independente do tamanho da sua operação de e-commerce, ter sempre a plataforma de pagamentos disponível é de suma importância. Para evitar problemas neste sentido é preciso identificar quantas transações o gateway é capaz de realizar por segundo e também qual o nível de acordo de serviço (SLA) dele.

Em termos práticos, se a sua solução de pagamentos estiver fora do ar, você não está vendendo, e o resultado disso você pode imaginar qual é, concorda?

Os custos envolvidos na contratação do gateway de pagamento

Como escolher o melhor meio de pagamento para uma loja virtualNesse momento, é preciso colocar alguns números na ponta do lápis. A primeira pergunta a fazer é se você sabe qual é o custo atual de processar uma transação de pagamento.

Ele não envolve apenas a conexão com seu adquirente e a taxa de administração do mesmo, ele envolve a manutenção dos seus sistemas, servidores, firewalls etc.

Além do custo fixo da sua infraestrutura, existem vários custos operacionais na viagem de uma transação do momento de compra até dinheiro na conta e tudo conciliado na sua contabilidade. Todos esses custos podem ser muito reduzidos e otimizados com o uso de empresas especializadas em processar pagamentos.

Elas normalmente só cobram pelo serviço prestado, ou seja, pelas transações processadas; e algumas delas não cobram sequer o setup.

Gestão de riscos e outros serviços

A palavra de ordem neste quesito é: Valor Agregado. Quanto mais valor agregado o seu parceiro de soluções de pagamentos lhe proporciona, mais você consegue extrair e otimizar de seus processos.

Não deixe de perguntar se a plataforma de pagamentos conta com algum sistema de antifraude; ou se existem alarmes de cartões em blacklist; sistemas que conseguem capturar um charge back antes mesmo que sua fatura seja paga. Esses são itens que tornarão sua empresa capaz de brigar de igual para igual com qualquer competidor.

Pense sempre em pagamentos num nível estratégico – é a chave para maximizar as suas vendas e minimizar os seus custos operacionais. Como você pode constatar, saber como escolher o melhor meio de pagamento para um e-commerce é fundamental para o sucesso ou fracasso do projeto.

Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos referentes a meios de pagamento em lojas virtuais, assinando nosso Boletim Informativo.