InícioMarketing DigitalConsultor de Marketing Digital

Consultor de Marketing Digital

Consultor de Marketing Digital – Quem é este profissional e o que faz

Com o crescimento das mídias digitais a figura do consultor de marketing digital é cada vez mais presente, não somente nas grandes empresas como também entre as PMEs que buscam criar uma presença na Internet.

Por se tratar de uma área relativamente recente e ainda desconhecida para a maioria dos empresários, o consultor de marketing digital se torna necessário para orientar as decisões de estruturação e investimento nesta área.

Aos poucos as empresas vão se conscientizando que marketing digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com Internet”.

Qual o papel do consultor de marketing digital

Um Consultor de Marketing Digital atua de forma estratégica ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também off-line, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais.

É função do consultor de marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida estruturar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da empresas e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos determinados na etapa de planejamento estratégico.

Nesse planejamento são definidas como:

  • Objetivos da presença online da marca;
  • Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.

Uma consultoria em marketing digital é um serviço de suporte às organizações e seus gestores no sentido de auxiliá-los a entender e definir quais são as melhores alternativas no mercado de publicidade online e as implicações da sua adoção. É papel do consultor de marketing online elencar as opções disponíveis, seus custos e resultados, de forma a embasar as decisões dos gestores do negócio.

A formação de um consultor de marketing digital

Consultor de Marketing Digital - Quem é este profissional e o que fazA formação de um consultor de marketing digital é um processo que não acontece da noite para o dia. Ele é um profissional que além de reunir competências e habilidades nas diversas áreas do marketing digital, também possui uma experiência no setor que o credencia a funcionar como profissional de suporte na área de negócios online.

Uma formação em marketing digital sólida e bem estruturada é fundamental para todo profissional que se dedica a essa área. Essa formação envolve áreas como marketing de busca, redes sociais, e-mail marketing e outras áreas afins. Dessa forma o consultor de marketing digital adquire uma visão ampla das técnicas e ferramentas disponíveis para criação de ações nas mídias online.

Quando contratar um consultor de marketing online

De maneira geral as empresas percebem a importância da contratação de um consultor de marketing em mídias digitais quando pensam na contratação de uma agência digital ou fornecedores individuais de serviços online e descobrem que não sabem o que contratar e como supervisionar a execução deste trabalho.

Esta é uma situação bem comum no mercado atual, tanto que muitos dos participantes dos nossos cursos de marketing digital na Academia do Marketing não são pessoas que pretendem fazer carreira na área, mas sim administradores que precisam se posicionar sobre o que existe no mercado para poderem se orientar na hora de efetuarem a contratação de serviços digitais.

Quem faz o que em uma consultoria de marketing digital

É preciso fazer uma distinção clara entre o trabalho de consultoria em marketing digital e a execução das tarefas elencadas na etapa de planejamento, já que muitas das vezes, o consultor não é quem irá operacionalizar as ações sugeridas, mas apenas atuar na parte de planejamento estratégico, e dependendo do contrato, supervisionar sua implementação.

O consultor não executa diretamente as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas acompanha e analisa os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.

A execução das ações sugeridas ficará a cargo de agências digitais e outros profissionais que podem ser sugeridos pelo próprio consultor. Um bom consultor de marketing digital possui uma rede de contatos profissionais extensa e a isenção necessária para indicar as empresas e profissionais que melhor se adaptam às necessidades e orçamento da marca.

O consultor de marketing digital é um profissional chave para qualquer empresa que deseje ter uma presença sólida e de alto retorno nas mídias digitais.

Fonte: Blog da Academia do Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Marketing Digital

Como aumentar o tráfego de uma loja virtual Para quem está em busca de saber como aumentar o tráfego de uma loja virtual e não faz ideia de por onde começar, o Guia de E-commerce reuniu neste artigo algumas dicas...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações

Buscar no Site