Veja nesta matéria como analisar qual a melhor forma de pagamento para uma loja virtual, um dilema que deixa muitos empreendedores preocupado na hora de estruturar o seu e-commerce.
Veja nesta matéria como analisar qual a melhor forma de pagamento para uma loja virtual, um dilema que deixa muitos empreendedores preocupado na hora de estruturar o seu e-commerce.

Qual a melhor forma de pagamento para uma loja virtual

Saber como escolher a melhor forma de pagamento para uma loja virtual pode fazer toda a diferença na hora de montar o seu e-commerce e por isso é um assunto que deve ser muito bem analisado.

No comércio eletrônico, a solução de pagamentos online é o sistema responsável por faturar as  vendas, aceitar e gerenciar de maneira fácil e segura as diversas formas de pagamento como cartões de crédito e débito online, boletos, transferências  eletrônicas e outros aspectos envolvidos nos pagamentos online.

Pela sua importância, escolher a melhor forma de pagamento para uma loja virtual é tão importante para o sucesso do negócio, pois isso envolve desde a questão da segurança até mesmo a usabilidade.

A solução em termos de meios de pagamento, tem o objetivo de promover a estabilidade da conexão, conversão e relacionamento com cliente.

Por isso é extremamente importante avaliar a solução sob a perspectiva de estratégia de negócio, antes de tomar a decisão de contratar o serviço.

Confira abaixo algumas dicas para auxiliar na escolha da melhor forma de pagamento para um e-commerce:

Integração com a plataforma de e-commerce

Esse primeiro item diz respeito a forma como a solução em termos de plataforma de pagamento se comunica com a plataforma de e-commerce. Por isso, é preciso avaliar a facilidade e velocidade do processo de implementação com o seu sistema de e-commerce.

A facilidade de integração com a loja deve ser um item que deve ser colocado como prioritário na hora da escolha de uma plataforma de comércio eletrônico.

Além de interfaces amigáveis com sua loja virtual, seja via Back office, seja via web service, é primordial avaliar a riqueza de funcionalidades compatíveis com as principais soluções de e-commerce no mercado nacional.

Gestão das transações

O módulo de gestão de transações é o coração de sua plataforma de pagamento. Na área de gestão de transação é preciso contar com status de ocorrência durante o processo e também com informações da finalização das negociações, como pré autorização, ou motivo de recusa, captura, valor da captura, reconciliação, etc.

Um Sistema de notificações e consultas completo e robusto, via back Office ou web service também é fundamental.

Meios de pagamento para o e-commerce

Qual a melhor forma de pagamento para uma loja virtual
Como escolher a melhor forma de pagamento para uma loja virtual

Os meios de pagamento são basicamente formas de pagamento que a plataforma de e-commerce suporta. As mais tradicionais são cartão de crédito, débito, boleto e internet banking. As melhores ferramentas disponibilizam pagamento em apenas um clique e cobrança recorrente.

Formas como 3DSecure, e-mail e pagamento por URA, sempre utilizando o PCI compliance, são opções inovadoras a serem avaliadas. Ou seja, o processo deve ser considerado sob uma mira de marketing estratégico, a partir do estudo do perfil dos usuários e a preferência em como finalizar a compra.

Funcionalidades

Quanto mais funcionalidades uma plataforma tiver, maior será a probabilidade de atender às necessidades e consequentemente converter pedidos em vendas faturadas. Podemos destacar:

  • Captura instantânea ou com delay da transação
  • Integração com ERP
  • Controle de fraude
  • Captura parcial de valores
  • Reembolso total ou parcial da transação
  • Personalização da pagina de pagamento e interface intuitiva
  • Duplicação de transações
  • APIs entre outras funcionalidades

Todas estas funcionalidades já podem vir integradas à plataforma de e-commerce, dependendo do fornecedor. É importante levar isso em consideração essa questão na hora de escolher uma solução para meios de pagamento online.

É preciso definir prioridades em termos de pagamento de acordo com o posicionamento do negócio e da marca e não com ”o que se faz na web”. A segurança, tanto dos dados de seus Clientes, quanto do risco de chargeback deve ser uma preocupação constante.

  Leia também o artigo Como escolher um gateway de pagamento para loja virtual

Por fim, é vital num mercado tão dinâmico manter a disponibilidade de evoluir de acordo com as novidades no mercado de pagamento. Por isso, na hora de escolher melhor forma de pagamento para uma loja virtual, leve todos esses itens em consideração. Mantenha-se atualizado sobre essas e outras questões envolvendo meios de pagamento no e-commerce, assinando nosso  Boletim Informativo.

Por Jerome Pays, Diretor de e-commerce da Lyra Network

Salvar

GD Star Rating
loading...
Qual a melhor forma de pagamento para uma loja virtual?, 10.0 out of 10 based on 4 ratings

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o artigo sobre a escolha das melhores formas de pagamento para uma loja virtual. Estou desenvolvendo a minha loja e essa era uma questão que me deixava muito preocupado.

    Valeu mesmo

  2. Ótimo artigo sobre qual a melhor forma de pagamento para uma loja virtual. Estou vendo qual opção de pagamento é mais viável, aliado a custo e qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA