Saiba o que é um sistema de e-commerce e quais são seus componentes. Conheça as principais funções de um sistema para lojas virtuais e como elas funcionam.
Saiba o que é um sistema de e-commerce e quais são seus componentes. Conheça as principais funções de um sistema para lojas virtuais e como elas funcionam.

Sistema de e-commerce é muito mais que plataforma de comércio eletrônico

Quando falamos em sistema de e-commerce, geralmente estamos no referindo na verdade ao que é conhecido como plataforma de e-commerce, mas na verdade o conceito é muito maior.

Isso traz um pouco dos primórdios do comércio eletrônico, quando, para ter uma loja virtual era necessário apenas possuir um software que pudesse processar vendas pela Internet.

Muita coisa mudou desde então. Hoje em dia, um sistema de e-commerce é composto não somente pela plataforma de e-commerce em si, mas também, por diversos outros sistemas acessórios.

Entendendo o conceito fundamental

A interpretação superficial do conceito de sistema de comércio eletrônico pode levar os novos empreendedores do varejo online a erros que podem comprometer todo o projeto de e-commerce.

Um sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. – Wikipédia

A definição acima resume exatamente o que é uma loja virtual hoje em dia, uma série de sistemas trabalhando em conjunto. Foi-se o tempo em que a plataforma de e-commerce era o único componente de uma loja virtual.

Hoje em dia, dependendo do tamanho do negócio, trabalhamos com diversos sistemas que cuidam da intermediação de pagamentos, logística, divulgação da loja virtual, precificação dos produtos e até mesmo a emissão de notas fiscais.

Vejamos então quais são os principais elementos de um sistema de e-commerce.

Plataforma de e-commerce é apenas um dos sistemas de e-commerce

O que tecnicamente chamamos de plataforma de e-commerce nada mais é que o sistema que cria o FrontEnd, a parte da loja virtual que é visível para o usuário da Internet e o BackEnd, área administrativa de uma loja virtual. A plataforma de e-commerce é o verdadeiro coração de um sistema de comércio eletrônico.

Em função da sua importância vital para o sucesso de uma loja virtual, a escolha da plataforma de e-commerce deve merecer toda a atenção por parte do empreendedor, pois é sobre este sistema que estarão alicerçadas questões como:

  • O sistema de exibição dos produtos vendidos
  • Opções de formas de pagamento a serem oferecidas na loja
  • Toda a parte de segurança da loja virtual
  • Sistemas acessórios de marketing digital

Como você pode perceber, é muita responsabilidade depositada em um único sistema de e-commerce independente.

Muita gente, age de forma precipitada e adota a primeira solução que surge pela frente e que parece ser adequada. O resultado disso são problemas mais adiante que acabam gerando despesas e desgaste para a marca.

Justamente para evitar esse transtorno que em nosso curso sobre criação de lojas virtuais, aconselhamos aos participantes a investir o tempo que for necessário nesta etapa do seu projeto de e-commerce, e para facilitar, oferecemos uma planilha para que eles possam ter um roteiro detalhado sobre os diversos itens a serem avaliados.

   Leia o artigo Como Escolher Uma Plataforma de E-commerce

Sistemas de pagamento online

Sistema de e-commerce vai muito além da plataformas de comércio eletrônico e inclui muitos outros sistemas que auxiliam o comércio eletrônico moderno
Sistema de e-commerce vai muito além da plataforma de e-commerce

Outra estrela de um sistema de e-commerce são as plataformas que são responsáveis pelo pagamento dos itens comprados na loja.

Existem diversas opções de implementação de formas de pagamento online e essas devem estar alinhadas com os recursos tecnológicos oferecidos pela plataforma.

Mais uma vez, um sistema depende de outro e se não encararmos o projeto de e-commerce como um conjunto, teremos sérios problemas com esse item essencial em qualquer loja virtual.

Na hora de escolher o melhor sistema de meios de pagamento dará o seu e-commerce é preciso pensar em outras etapas de integração, como o seus sistemas de controle financeiro, ERP, CRM e logística.

Sistemas antifraude

Dependendo da solução de pagamento online que você adotar, será necessário contratar um sistema antifraude para evitar esse tipo de problema, muito comum nos negócios online.

Se você estiver usando um facilitador de pagamentos ou intermediador, na maioria das vezes, é desnecessária a contratação de um sistema antifraude, uma vez que essa análise é feita por eles.

Mas no caso as sua loja virtual estar trabalhando direto com as operadoras de cartões de crédito, um dos componentes obrigatórios do seu sistema de e-commerce será o antifraude, sem o qual, o risco das operações online será muito grande.

   Leia o artigo Prevenção de Fraudes no E-commerce

Sistemas de marketing digital

O marketing digital moderno é cada vez mais sofisticado e apoiado em tecnologia que precisa estar presente na estrutura de suas campanhas e contar com respaldo da plataforma de e-commerce para que sejam ações bem sucedidas.

O marketing online precisa ser encarado como parte integrante do sistema de e-commerce e não como algo do tipo “depois a gente pensa nisso”. Se a plataforma de e-commerce não possui recursos como Google Analytics para e-commerce, opções para uso de pixels de conversão para Facebook Ads e tagueamento de ações no Google Adwords, além de outros recursos como retargeting, estará certamente fora da disputa pelo consumidor online.

Poderíamos ainda agregar diversos outros sistemas à essa lista, como sistemas de atendimento a clientes logística e outras ferramentas de gestão de e-commerce, o que renderia muito mais assunto nesta publicação, mas o nosso objetivo com essa publicação é justamente mostrar que quando falamos em um sistema de e-commerce, não estamos falando apenas de uma plataforma de e-commerce, mas de um conjunto completo de sistemas que relacionam entre si.

Agora que você já sabe exatamente o que é um sistema de e-commerce, mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos relacionados ao comércio eletrônico, assinando nosso Boletim Informativo.

Salvar

Salvar

GD Star Rating
loading...
Sistema de e-commerce, 10.0 out of 10 based on 10 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA