O que é e-commerce – Definição e variantes de modelos de comércio eletrônico

O conceito sobre o que é e-commerce continua sendo para muitas pessoas uma definição muito difusa.

Em um tempo onde podemos fazer quase tudo pela Internet, até mesmo comprar produtos e serviços, o conceito de e-commerce torna-se muitas vezes difuso.

O problema não está exatamente na definição de o que é e-commerce ou o que não é. A confusão reside no fato do comércio eletrônico ter atingido dimensões que extrapolam o conceito original.

Nosso objetivo neste artigo é justamente tentar definir o que é e-commerce nos dias de hoje, o que pode ser definido como uma venda pela Internet e quando a rede funciona apenas como um elo de ligação entre o cliente e consumidor.

Para deixarmos bem claras as diversas opções e definições do e-commerce nos dias de hoje, vamos analisar:

  1. A definição de e-commerce em seu sentido amplo
  2. Conceito básico de e-commerce
  3. O que é e-commerce B2C
  4. O que é e-commerce B2B
  5. Social Commerce – o poder das redes sociais
  6. Outros modelos de e-commerce
  7. Os avanços tecnológicos e o M-commerce

É claro que seria muita pretensão de nossa parte, definir um ambiente negocial tão extenso como o do comércio online em apenas alguns tópicos, mas acreditamos que estes serão o ponto de partida para quem deseja entender o que é comércio eletrônico de forma mais abrangente.

1 – Definindo o que é e-commerce

A simples curiosidade em saber o que é e-commerce já revela o tamanho e a força deste mercado nos dias de hoje. Não existe um único empresário do varejo que não tenha pelo menos pensado em montar o seu.

O que há anos atrás era apenas uma expressão de nerds e uma ideia que parecia meio louca, vender pela Internet, transformou-se em uma das maiores forças da economia mundial e por conta disso, o e-commerce não para de crescer no mundo inteiro.

Se pegarmos a definição clássica sobre e-commerce listada na Wikipédia, podemos dizer que e-commerce é:

Comércio eletrônico, e-commerce, comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones. – Wikepédia

O problema com esta definição é que o comércio eletrônico, em sua dinâmica, evoluiu de diversas formas, e o conceito em si, ficou restrito à definição inicial.

Com a evolução tecnológica, a definição de e-commerce precisou ser adaptada às novas plataformas e maneiras pelas quais o consumidor pode fazer suas compras hoje em dia.

2 – O conceito básico sobre o que é e-commerce

Como visto anteriormente, o e-commerce é toda e qualquer transação que tenha origem em equipamentos eletrônicos, ou seja, transações que possuem início no ambiente online, o que envolve desktops, dispositivos mobile e mais recentemente wherables, como relógios e outros dispositivos conectados à Internet.

A grande mudança em termos de definição é que estando nos dias de hoje, praticamente tudo conectado à Internet, o limite do que é e-commerce e o que não é se perde em definições técnicas.

Em um futuro muito próximo, por exemplo, a sua geladeira poderá fazer comprar automáticas em um supermercado online, quando as etiquetas RFID dos produtos estocados nela, avisarem que um determinado produto se encontra com um estoque abaixo do desejado por você. É a Internet das coisas.

É curioso como com a evolução da tecnologia tem provocado também uma evolução do conceito sobre o que é e-commerce.

Quando comecei a trabalhar nesta área, nos idos de 2003, a definição de comércio eletrônico era bem simples. Hoje em dia temos e-commerce B2C, e-commerce B2B e uma série de outras variantes.

O que é ecommerce

3 – O que é e-commerce B2C

Definido o que é e-commerce de uma forma ampla, vamos agora definir alguns dos modelos de e-commerce mais comuns nos dias de hoje. O primeiro deles é o e-commerce B2C, ou E-commerce Business to Consumer, como também é conhecido.

O e-commerce B2C é a modalidade mais conhecida de comércio eletrônico e envolve basicamente a venda de empresas diretamente para os consumidores, como no caso de grandes lojas virtuais como Submarino, Netshoes, Magazine Luiza e tantas outras.

4 – O que é e-commerce B2B

Uma outra definição de e-commerce que merece uma atenção especial é a do e-commerce B2B, ou E-Commerce Business to Business como também é conhecida. É uma modalidade que vem crescendo no Brasil e uma tendência mundial.

Nesse tipo de e-commerce as relações comerciais se desenvolvem de empresa para empresa. É uma evolução natural dos negócios corporativos onde a figura do representante comercial dá espaço à solução de logística adequada que elimina este intermediário e seus custos.

5 – Social Commerce e o poder das redes sociais

Outro modelo que vem para expandir cada vez mais a definição de o que é e-commerce é o que podemos chamar de Social Commerce, ou seja o comércio eletrônico feito através das redes sociais, um modelo que atende tanto a pessoas jurídicas quanto pessoas físicas.

Com o alcance de algumas redes sociais como o Facebook, por exemplo, nada mais natural do que as pessoas começarem a manter além de relações sociais, também relações comerciais através destas plataformas, você não concorda?

Não página do Guia de E-commerce no Facebook, é comum recebermos propostas de empresas interessadas em anunciar em nosso site, e muitas das vezes este primeiro contato acaba se transformando em uma parceria comercial.

O que é comércio eletrônico

6 – Outros modelos de e-commerce

Além destes modelos, em função dos avanços tecnológicos, tanto no nível de plataformas de e-commerce, como também no que diz respeito a meios de pagamento, surgiram outras modalidades de e-commerce, que como no exemplo anterior eliminam intermediários.

É o caso, por exemplo do E-commerce Consumer to Consumer – C2C, onde as transações se dão diretamente entre consumidores, sem a intermediação de terceiros, eliminando assim custos adicionais como comissões e outros.

O que é e-commerce C2C? Simples, basta você ver o que acontece em sites de leilão como o E-Bay, ou em outros sites com foco neste modelo, como o Mercado Livre ou OLX, só para dar alguns exemplos.

Além deste modelo, surgem a cada dia modelos mais específicos, dependendo das características do negócio e seus participantes. O fato é que hoje em dia, a definição de comércio eletrônico ganhou diversas versões.

7 – O que é M-commerce

Essa é uma expressão que vem ganhando cada vez mais espaço nas conversas sobre comércio eletrônico em função da disseminação do uso de smartphones e outros dispositivos móveis, e sem dúvida alguma uma das grandes tendências do e-commerce nos dias de hoje.

A expressão M-commerce surgiu para designar as transações realizadas através de dispositivos móveis. Esse já é um dos principais canais de vendas do e-commerce mundial, e o Brasil vai tomando o mesmo caminho.

De acordo com os dados divulgados pela consultoria E-bit em seu relatório sobre os números do e-commerce no Brasil, os dispositivos móveis já são responsáveis por 17% das vendas online realizadas no país.

Como você pode ver, definir o que é e-commerce nos dias de hoje é uma tarefa bem difícil, já que o conceito vem se modificando em função dos avanços tecnológicos e também dos hábitos de consumos doas participantes envolvidos.

Onde isso vai parar? Bem, ninguém sabe, mas o que sabemos é que para uma empresa sobreviver nos dias de hoje, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, uma hora ou outra, ela terá que adotar alguma das modalidades de e-commerce, atue ela na área que atuar.

Mantenha-se atualizado sobre a evolução e definição de o que é e-commerce e muitos outros assuntos relacionados ao universo do comércio eletrônico, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor do Curso de E-commerce

O que é e-commerce
5 (100%) 6 votes

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Gustavo

    Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa definição sobre o que é e-commerce será usada em seu TCC. O objetivo do Guia de E-commerce é justamente o de expandir o conhecimento sobre o comércio eletrônico.

    Um grande abraço e boa sorte com o TCC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here