Como montar um e-commerce de moda de sucesso

Saber exatamente como montar um e-commerce de moda é um tema que vem se tornando cada vez mais comum na cabeça de empresários e empresárias desse segmento, em função do vertiginoso avanço do setor.

Segundo o último relatório Webshoppers, que cobre o primeiro semestre de 2017, o e-commerce de moda é disparado o primeiro colocado no ranking dos diversos segmentos que atuam no comércio eletrônico brasileiro.

Para ajudar as nossos leitores e leitoras que estão em busca de saber como montar um e-commerce de moda, a equipe do Guia de E-commerce pesquisou e conversou profissionais do mercado para elaborar um pequeno roteiro para que você possa se orientar.

1 – Planejamento é fundamental para o sucesso do negócio

Sair por ai montando a sua loja virtual de qualquer maneira, sem um planejamento prévio é simplesmente perda de tempo e o caminho certo para o fracasso. No e-commerce moderno não há mais espaço para amadorismo ou soluções improvisadas.

Empregue todo o tempo possível na elaboração de um projeto de e-commerce, ou seja, uma análise do que você pretende montar, de que recursos precisará, quanto isso irá custar e em que prazo isso ficará pronto. Sem esse planejamento, o negócio fica inviável.

Se a sua pergunta é como montar um e-commerce de moda, a tarefa mais óbvia é responder a essa pergunta em um projeto, antes de sair por ai contratando plataformas, marketing e outras coisas mais. Se você fosse montar uma loja de roupas no mundo físico não faria isso?

2 – Defina uma proposta para sua loja virtual de moda

Confira as dicas para quem deseja saber como montar uma loja virtual de roupas e acessórios

Para dar continuidade ao seu projeto de e-commerce de moda, é necessário que você defina um conceito para a sua loja.

Um dos segredos do e-commerce de moda é, ao invés de vender roupas e acessórios, vender estilo.

É esse conceito, esse estilo, que vai definir questões importantes como por exemplo, o design e até o próprio marketing da sua loja virtual.

O consumidor moderno não está interessado em simplesmente comprar uma roupa ou acessório, ele esta interessado em comprar um produto que reflita sua personalidade, além, obviamente, de trazer conforto e porque não dizer, glamour.

3 – Defina o mix de produtos que irá vender

As lojas genéricas, ou seja aquelas que vendem de tudo um pouco, não são uma boa opção. Se você quer saber como montar um e-commerce de moda de sucesso, nossa primeira recomendação é que busque um nicho de mercado para trabalhar.

As vantagens dos nichos de mercado no e-commerce são inúmeras. Custos menores em termos de sistema para criação da loja virtual, menores custos para divulgação do negócio e um item que acreditamos ser fundamental, maior facilidade para fidelização da clientela conquistada.

4 – Escolha da plataforma de e-commerce

Toda loja precisa de um sistema para criação do site e da parte administrativa da loja, o que chamamos de plataforma de e-commerce.

Saber escolher essa plataforma é um desafio para muitos empreendedores e nesse caso, a melhor alternativa é fazer um bom curso de e-commerce ou então contratar uma consultoria.

Para Josiane Osório, diretora do Curso de E-commerce, a receita para a escolha da plataforma de e-commerce ideal é simples. “A plataforma de e-commerce deve satisfazer às necessidades de curto e médio prazo do seu projeto.

Se for superdimensionada, você estará pagando pelo que não vai usar, se for subdimensionada, você enfrentará sérios problemas mais adiante.” afirmou a consultora.

Atualmente o mercado brasileiro conta com diversos fornecedores de plataformas de e-commerce o que deixa você mais a vontade na hora de escolher a sua.

5 – Divulgação do seu e-commerce de moda

Como montar um e-commerce de moda e acessórios

Para quem está interessado em saber como montar um e-commerce de moda, ai vai outra dica. A divulgação da loja virtual é fundamental para o sucesso de qualquer comércio eletrônico e no e-commerce de moda não haveria de ser diferente.

O consultor de marketing digital Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing dá algumas dicas.

“Na elaboração do seu projeto de e-commerce, reserve 30% dos recursos para a plataforma e outros sistemas, e 70% do orçamento para o marketing online, pois ele é a chave do sucesso no varejo eletrônico hoje em dia”.

Ainda segundo Alberto, o e-commerce de moda difere um pouco de outros segmentos do comércio eletrônico.

“No segmento de moda trabalhamos muito mais com o marketing em mídias sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo. O marketing de busca, a presença em destaque nas páginas de respostas do Google e outros buscadores é importante, mas as a redes sociais realmente dominam o ranking em termos de conversão.” completou o analista.

6 – Crie um blog para o seu e-commerce de moda

Por uma questão de evolução do negócio, muitas blogueiras são atualmente donas de lojas virtuais, e elas sabem muito bem o potencial de vendas que um blog representa no segmento de moda e acessórios.

Por isso, se você quer saber como montar uma loja virtual de roupas e acessórios, anote a dica: Crie um blog para ela.

O blog de moda funciona como uma verdadeira vitrine para a loja virtual. É nele que comunicamos novos conceitos e tendências, avisamos sobre lançamentos e promoções.

Em termos de marketing em mídias sociais, ele é o verdadeiro hub para todas as outras ações no Facebook, Twitter ou Instagram.

7 – Crie uma estratégia de fidelização

Além de saber como montar um e-commerce de moda e promove-lo, você precisa determinar também, de que forma irá fidelizar suas ou seus clientes.

A fidelização de um cliente custa muito mais barato do que a aquisição de um novo e é um dos grandes segredos dos negócios online hoje em dia.

Agora que você já tem uma ideia de como montar um e-commerce de moda, é hora de começar a organizar a coisa, estudar a viabilidade e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado(a) sobre essa e outras ideias de negócios assinando a nossa Newsletter.

Como montar um e-commerce de moda
5 (100%) 1 vote

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here