Veja nesta matéria como aumentar o tráfego de uma loja virtual utilizando técnicas de SEO que ajudarão seu e-commerce a conquistar posições de destaque nas páginas de respostas do google e outros grandes buscadores.
Veja nesta matéria como aumentar o tráfego de uma loja virtual utilizando técnicas de SEO que ajudarão seu e-commerce a conquistar posições de destaque nas páginas de respostas do google e outros grandes buscadores.

Como aumentar o tráfego de uma loja virtual

Para quem está em busca de saber como aumentar o tráfego de uma loja virtual e não faz ideia de por onde começar, o Guia de E-commerce reuniu neste artigo algumas dicas básicas para atingir seu objetivo, usando as técnicas de SEO – Search Engine Optimization.

É claro que em um único artigo não conseguiremos esgotar o assunto, já que as estratégias de marketing digital para e-commerce são inúmeras e dependendo do caso e do orçamento, você pode optar por uma ou outra.

Por isso, neste artigo, vamos nos concentrar no marketing de busca com foco nos resultados orgânicos, pois é reconhecidamente o canal que oferece as maiores taxas de conversão para o e-commerce.

Sabemos que encarar o desafio de aumentar o tráfego de uma loja virtual não é uma coisa que traga resultados imediatos, pois uma das características do trabalho de SEO é trazer resultados a médio e longo prazo. É um trabalho que exige muita técnica e dedicação, mas os resultados são muito recompensadores.

Confira as dicas para aumentar o tráfego de uma loja virtual

Para efeitos deste artigo, fizemos uma lista dos principais pontos que julgamos mais importantes para quem deseja saber como aumentar o tráfego de uma loja virtual. A ideia foi a de colocar os itens em ordem de importância, mas obviamente, isso depende muito de cada situação específica.

A geração de tráfego começa antes do lançamento oficial da loja

Ao contrário do que muita gente pensa, você já começa a montar a estrutura para gerar tráfego orgânico para sua loja virtual, já na fase de planejamento. A estrutura do menu, por exemplo, já deve ser desenhada para satisfazer as boas práticas de SEO.

A página de detalhes de produtos é outro ponto que precisa ser bem planejado do ponto de vista da otimização, com definição de elementos de SEO onpage e recursos que possam fazer sua página se destacar nas páginas de respostas do Google.

Após o lançamento o que fazer?

No começo é meio difícil mesmo e a única solução é esperar para que a loja comece a ganhar prestígio junto aos buscadores. Um dos critérios para se conseguir boas posições nas páginas de respostas do Google é o tempo de existência do site e sua relevância no setor em que atua.

O trabalho de SEO é uma estratégia que exige um prazo de maturação para começar a surtir efeito e a única coisa que você pode fazer nessa etapa inicial é tentar conseguir links de qualidade para sua loja. Até que o trabalho de SEO chegue a um bom estágio de maturação, a opção é apelar para links patrocinados como o AdWords.

Faça uma boa pesquisa de palavras-chave

Como aumentar o tráfego de uma loja virtual
Dicas de como aumentar o tráfego de uma loja virtual

Muitas marcas não conseguem atrair mais visitas para loja virtual simplesmente porque as keywords selecionadas não são as mais usadas pelos internautas.

Fazer uma boa seleção de palavras-chave e pesquisar os termos mais usados, com foco no seu público-alvo é essencial para que sua loja virtual consiga boas colocações no Google.

Para isso, lance mão de boas ferramentas de pesquisa de palavras-chave e acima de tudo, leve em consideração o momento de busca do usuário, para poder inserir as palavras certas nos lugares certos.

Instale sistemas acessórios de SEO

Para deixar sua otimização 100%, uma das etapas do SEO no comércio eletrônico é a criação de arquivos de orientação de rastreamento como o Sitemaps, e também do protocolo de exclusão, também conhecido como Robots.txt.

Esses são elementos de estrutura do site que não só ajudam aos buscadores na hora da varredura do seu e-commerce, como também possibilitam alguns refinamentos na estratégia de SEO.

Não cometa o pecado do conteúdo duplicado

Ter conteúdo duplicado nas descrição de produtos em seu e-commerce é um erro fatal para quem quer aumentar as visitas de uma loja virtual através de busca orgânica. Em nosso curso de e-commerce chegamos a dizer que copiar a descrição de produtos de outras lojas ou mesmo do fabricante é o maior erro de SEO no e-commerce que uma loja virtual pode cometer.

Um dos segredos de como aumentar o tráfego de uma loja virtual é criar descrições de produtos únicas,  exclusivas e de excelente qualidade para as páginas de produtos da sua loja. Essa é uma diferença que muitas vezes faz com que lojas virtuais consigam posições melhores até mesmo que as obtidas pelos fabricantes.

Use vídeos em sua loja virtual

É sabido que o uso de vídeos nas páginas de detalhes de produtos aumenta a taxa de conversão de uma loja virtual. Em termos de SEO isso também é muito importante, pois deixa a sua página mais rica em termos de conteúdo. Isso irá trazer mais relevância para as páginas do seu e-commerce e consequentemente irá melhorar seu posicionamento.

Criar um blog associado à loja ajuda muito

Toda vez que me perguntam como aumentar o tráfego de uma loja virtual, uma de minhas respostas clássicas é: Crie um blog associado à loja. Essa é uma receita que não falha e melhor; é uma estratégia para divulgação de muito barata.

Os blogs são excelentes ferramentas para atrair tráfego para uma loja virtual. A estrutura engessada da loja não permite muita liberdade para o trabalho de SEO, e por isso a criação de um blog para o e-commerce é uma das melhores estratégias não só para conseguir mais visitas para o site, como também, se tornar uma referência no segmento e fazer um ótimo marketing de conteúdo.

Trabalhe a estratégia de link building

Uma das formas de atrair mais acessos para uma loja virtual é conseguir links de qualidade apontando para ela, o que chamamos de Link Building. Isso influencia diretamente o posicionamento das páginas nas SERPS, já que o critério de popularidade é muito importante para o cálculo do Page Rank e posicionamento do site.

Consiga menções nas redes sociais

As redes sociais estão ganhando cada vez mais importância em um projeto de SEO. As menções trazem relevância e autoridade para a loja, além do tráfego gerado pelos links publicados nelas. Tente conseguir um bom número de links nas mídias sociais, sem fazer SPAM, é claro. Isso vai ajudar seu SEO.

Aplicando essas recomendações é certo que você consiga aumentar as visitas de uma loja virtual, mas como dito anteriormente, não espere resultados da noite para o dia, pois o trabalho de SEO leva tempo para começar a surtir efeito em seu tráfego.

Agora que você já sabe como aumentar o tráfego de uma loja virtual através das técnicas de SEO é só uma questão de analisar sua estrutura e implementar as sugestões. Mantenha-se atualizado, assinando nosso Boletim Informativo.

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1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom o artigo sobre como aumentar o tráfego de uma loja virtual. Estou criando a minha agora e certamente vou incorporar as dicas ao meu projeto.

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