Como montar uma livraria virtual

Nosso assunto de hoje é como montar uma livraria virtual, uma opção de negócio online que muita gente acaba descartando por achar que o mercado já está saturado, o que é um tremendo engano.

É claro que existem várias livrarias virtuais já estabelecidas, e algumas delas são consideradas verdadeiros gigantes do e-commerce, como o caso da Amazon e Saraiva, por exemplo.

Até aí tudo bem, prega o bom senso que entrar em uma briga contra verdadeiros gigantes do mercado não é uma boa ideia. Mas quem disse que você precisa entrar em confronto direto com eles?

Neste artigo você verá como montar uma livraria virtual sem que seja necessário investir montanhas de dinheiro e nem mesmo entrar em um confronto direto com os gigantes do mercado editorial brasileiro.

Para ajudar a quem está pensando em abrir uma livraria online, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:

  • Definição do modelo de negócio
  • Plataforma para montar uma livraria virtual
  • Fornecedores para sua loja de livros online
  • Estratégia de divulgação de uma livraria online

Você verá que além de não ser uma má ideia, montar uma livraria online pode ser uma ótima opção de negócio, e dependendo do modelo que você decidir adotar, pode custar muito pouco.

O passo a passo de como montar uma livraria virtual

Confira abaixo os principais pontos a serem examinados por que está interessado em sabem como montar uma livraria virtual e comece a planejar o seu negócio.

1 – Definição do modelo de negócio da sua livraria virtual

Como em qualquer projeto de e-commerce, o primeiro passo é definir o seu modelo de negócio, principalmente neste segmento, que como comentamos anteriormente, conta com verdadeiros gigantes do e-commerce.

É claro que se você decidir por entrar em confronto com as grandes livrarias online, irá se lascar todo, pois você não conseguirá ter a estrutura e condições de preço e logística que eles possuem. Resultado, não irá aguantar a competição.

Como resolver este problema então? Simples, opte por um nicho de mercado, o verdadeiro segredo do e-commerce. As vantagens dos nichos de mercado no e-commerce são muitas, a começar pela pouca concorrência.

Se você for abrir uma livraria virtual para vender os livros de maior sucesso, os best-sellers, irá bater de frente com as grandes lojas virtuais do setor. Se optar por um nicho de mercado, como livros sobre arquitetura, ou então se especializar em livros sobre petróleo e gás, suas chances de sucesso serão bem maiores.

As grandes livrarias não estão nada interessadas em vender livros muito específicos, e por isso, sobram para você ótimas oportunidades nestas áreas. O livro A Cauda Longa dá uma boa ideia sobre isso.

Por isso, se você está querendo saber como montar uma livraria virtual para vender os livros mais populares, siga o meu conselho e pare de ler este artigo aqui mesmo e esqueça desse negócio. É fracasso na certa.

No caso de você aceitar o meu conselho e se propor a montar uma livraria online voltada para um determinado nicho, o segundo ponto a ser avaliado é o da plataforma de e-commerce da sua loja.

2 – Definição da plataforma para sua livraria online

O segundo passo para quem está interessado em saber como montar uma livraria online é definir a plataforma de e-commerce, o sistema que irá criar a sua loja virtual.

Essa é uma etapa que em nosso curso sobre criação de lojas virtual fazemos questão de chamar atenção para o fato dessa ser uma escolha crucial para o seu negócio, pois trata-se do sistema mais importante do negócio.

Neste caso específico, a melhor alternativa seria alugar uma plataforma de e-commerce pronta, o que lhe pouparia muito tempo e dinheiro. Aqui mesmo no Guia de E-commerce temos diversos fornecedores de plataformas de e-commerce que você pode pesquisar.

Uma livraria virtual é um sistema relativamente simples, portanto, não será muito difícil encontrara uma plataforma que atenda às suas necessidades.

Outra opção, é montar a sua loja virtual com uma plataforma open source, como a Magento ou até mesmo WordPress, que para um projeto simples como este, dá e sobra. A vantagem neste caso é que você não terá despesas com o aluguel da loja virtual.

Como montar uma livraria online

3 – Fornecedores para uma livraria virtual

Como em qualquer outro e-commerce, para montar sua livraria virtual você deverá contar com bons fornecedores na área, que lhe ofereçam preços competitivos e qualidade. Isso não chega a ser um problema no Brasil, mas o fato é que você precisará investir na formação do seu estoque.

E se eu dissesse a você que é possível montar uma livraria virtual completa sem que seja necessário investir um único real em estoque? Seria maravilhoso, não concorda?

Pois bem, isso é possível, se você optar pela criação de uma livraria virtual no modelo de programa de afiliados, onde você coloca o produto em sua loja virtual, mas o processamento de pagamento e entrega fica a cargo do fornecedor.

Como você ganha dinheiro com isso? A resposta também é simples, você receberá uma comissão por cada venda efetuada, gerando o lucro, não na atividade comercial em si, mas na geração de Lead para o vendedor final.

É possível montar uma loja virtual com programas de afiliados, como já tive chance de expor anteriormente neste artigo. Melhor ainda! Você pode montar essa livraria virtual gastando quase nada, pois basta usar o WordPress e um plugin gratuito de e-commerce, como o Woocommerce, por exemplo.

Acho esse modelo de e-commerce, seja para uma livraria online ou para qualquer outro tipo de loja virtual, sensacional, e conheço algumas pessoas que já ganhar a vida assim há alguns anos.

Resumindo, no modelo de livraria virtual baseada em programas de afiliados, você terceiriza a venda e se concentra no marketing.

4 – Como fazer a divulgação da sua livraria virtual

Esse é um outro ponto importantíssimo para quem está pensando em montar uma livraria virtual, principalmente por se tratar de um mercado extremamente competitivo.

Como em qualquer outro e-commerce, não se trata apenas de saber como montar uma livraria virtual, mas também, como dar visibilidade a ela para que possa gerar vendas, em especial, no nicho que você decidir atuar.

Em primeiro lugar, você precisará criar uma ótima estratégia de SEO para seu e-commerce, pois em um mercado com grandes players como esse, mesmo trabalhando em um nicho, é difícil se posicionar bem nas ferramentas de busca.

Outro canal importante para uma livraria online é o de links patrocinados, pelo menos no início.

Enquanto seu trabalho de SEO ainda não estiver lhe dando uma boa opção, a alternativa mais viável seria a de buscar se destacar no Google através de links patrocinados como o Google AdWords.

Outro bom canal para a divulgação de uma livraria virtual são as mídias sociais, dentro de uma estratégia de marketing de display. Uma boa página no Facebook, e por que não, um perfil de peso no Instagram resolveriam o problema.

Agora que você já sabe como montar uma livraria virtual, o que acha de colocar esse projeto entre as suas opções de negócios online. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

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