10 dicas para uma loja virtual de sucesso

Neste artigo reunimos 10 dicas para uma loja virtual de sucesso, que parecem simples, mas infelizmente muita gente ainda negligencia na hora de montar seu e-commerce.

Sabemos muito bem que uma loja virtual de sucesso não surge da noite para o dia e existem algumas dicas essenciais para quem deseja ingressar no comércio eletrônico.

O interesse pelo comércio eletrônico vem crescendo dia a dia, principalmente depois do evento da pandemia de COVID-19, quando as lojas virtuais foram a salvação para muitas empresas.

As vendas do e-commerce continuam em alta. Ao comparar o mês de junho de 2020, ante o mesmo mês do ano passado, o setor dobrou com alta de 110,52%.

Ao observar a métrica de faturamento, nota-se a mesma tendência positiva: 108,84%, no mesmo período segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.

Embora os números sejam bastante animadores e o mercado promissor, apesar do ambiente de negócios adverso, é preciso corresponder à expectativa de seus consumidores online.

Se você quer saber como abrir uma loja virtual de sucesso, existem detalhes que as vezes fogem de uma análise inicial, e na verdade são fundamentais para que o negócio dê certo.

Principais dicas para uma loja virtual de sucesso

Confira abaixo a nossa lista com as principais dicas para uma loja virtual de sucesso que se implementadas certamente vão fazer toda diferença no seu e-commerce.

1 – Credibilidade e segurança

Para oferecer uma experiência de navegação agradável ao usuário, é aconselhável ter um design clean, além de normas de segurança, classificação dos produtos e um endereço para ajuda.

Crie uma navegação intuitiva e várias formas de interação imediata. Não deixe a dúvida do cliente inviabilizar a compra.

2 – Design da loja

O design de uma loja virtual conta muito na hora de se apresentar como confiável e mais ainda, deve ser dirigido ao seu público. Um bom exemplo é o de lojas voltadas para os adolescentes.

Uma loja virtual com um bom design, é capaz de fazer com que o fluxo dos usuários no funil de conversão, aconteça de forma mais fluida e rápida. Confira outras dicas de design para o e-commerce clicando aqui.

3 – Exposição e detalhes dos produtos

Não basta apenas expor seu produto, mas também buscar uma forma de manter seu consumidor interessado em explorar o site.

Já pensou em colocar um pequeno vídeo do produto na página de detalhes? Não? Saiba que isso aumenta em muito a sua taxa de conversão. Para ver algumas soluções, leia o nosso artigo Como melhorar a página de produtos de uma loja.

4 – Clareza nos preços

Um dos principais motivos que levam à desistência da compra. Seja objetivo e coloque o seu diferencial.

O consumidor vai adorar a sua transparência e vai ganhar confiança, um fator fundamental pelo sucesso no comércio eletrônico.

5 – Cálculo imediato

Mostre o preço final do produto, incluindo taxas de entrega, descontos e demais valores, isso, além de passar mais confiança na hora da compra, é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor.

O consumidor quer saber exatamente o que vai estar pagando e por isso, se antecipe e forneça o mais rápido possível estes dados.

6 – Ferramenta de busca interna

Quanto maior seu catálogo de produtos, maior a importância de facilitar a busca de seus consumidores de uma maneira direta.

Procure também por ferramentas capazes de sugerir produtos alinhados ao que ele procura. Não se esqueça que a compra de impulso é geralmente a mais irresistível e mais vantajosa.

7 – Serviço de atendimento ao consumidor

Nada menos que 76% dos clientes querem mais informações à respeito dos produtos que desejam, e o serviço de atendimento no e-commerce é fundamental.

Um serviço online pode reduzir o número de desistências e facilitar a comunicação entre empresa e consumidor. Os sistemas de atendimento online são ótimos para isso.

8 – Direcionamento para redes sociais

O marketing digital para lojas virtuais é fundamental para o sucesso do negócio, e as redes sociais são fundamentais nesta área. Um em cada cinco consumidores querem compartilhar informações através de suas redes sociais.

Coloque ferramentas fáceis para a transmissão dessas informações. Você sabia que consumidores que conhecem lojas pelas redes sociais tem muito mais chances de comprar em sua loja?

9 – Opinião dos consumidores

Muitos estudos mostram a importância de ter um espaço dedicado à testemunhos e comentários de outros usuários.

Saber o que as pessoas que compram em sua loja acham do seu procedimento ajuda a criar uma imagem mais propícia às compras.

10 – Política de Privacidade

A última das nossas dicas para uma loja virtual de sucesso, diz respeito a política de privacidade do seu site. Não basta apenas ter uma declaração de privacidade, mas uma capaz de permitir que seu cliente encontre as informações necessárias.

Declaração de privacidade todo mundo tem, ou pelo menos deveria, pois atualmente se trata de uma exigência legal, mas deixar ela pública e acessível é outra estória.

Esperamos que com estas dicas para uma loja virtual de sucesso, você possa aprimorar suas estratégias de estrutura, apresentação e vendas, para aumentar as suas vendas online. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Publicado no Blog do E-commerce

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