InícioE-commerce para IniciantesLogística no e-commerce

Logística no e-commerce

Logística no e-commerce – Uma etapa que não pode ser negligenciada

A questão da logística no e-commerce é um dos pontos mais importantes para as lojas virtuais, visto que, se não for bem trabalhada, pode colocar todo o seu trabalho a perder.

Lembre-se de que o prazo e a entrega bem sucedida do seu produto são fundamentais para a plena satisfação do seu cliente. Portanto, você deve dispensar uma atenção toda especial à logística no e-commerce.

Pela definição de logística do Council of Logistics Management:

“Logística é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes”

Podemos definir a logística no e-commerce como a parte do gerenciamento de uma loja virtual encarregada de planejar e controlar o armazenamento e fluxo dos produtos, assim como as informações relativas a eles, desde seu ponto de origem até seu destino final.

Dentro desata definição, a logística no comércio eletrônico engloba as seguintes tarefas:

  • Recepção e conferência dos produtos
  • Estocagem dos produtos no galpão
  • Envio dos produtos para a preparação do pedido – Picking
  • Envio dos pedidos para a transportadora
  • Rastreamento de pedidos enviados
  • Controle de entrega

Para que a logística no e-commerce funcione de forma perfeita, se faz necessário que todas estas etapas sejam inseridas em ferramentas de rastreamento dos pedidos, permitindo um melhor controle das diferentes operações, e dando aos clientes informações em tempo real da fase em que se encontra o produto adquirido.

A importância da logística no e-commerce

Qual é a importância da logística no e-commerce
Qual é a verdadeira importância da logística no e-commerce

Todos nós sabemos que o prazo de entrega e o valor do frete exercem um influência muito grande na hora da compra em lojas virtuais, por isso, podemos tratar a logística em lojas virtuais como um verdadeiro diferencial que poderá inclusive aumentar a taxa de conversão da sua loja.

Muitos empreendedores cometem o erro de deixar esta questão para o final do planejamento, mas na verdade ela deve estar aliada a outras decisões, já que, por exemplo, será necessário que a plataforma de e-commerce esteja conectada ao seu processo de entrega, para um bom gerenciamento das operações.

Da mesma forma que a questão da logística no comércio eletrônico influencia a decisão de compra, ela também é fator decisivo para a satisfação do cliente que compra em sua loja.

Uma mercadoria entregue de forma rápida e eficiente é um belo desfecho para uma compra em sua loja. Por isso devemos nos preocupar em oferecer uma grande experiência de frete a quem compra em nossa loja.

Alternativas de gerenciamento da logística

No início de atividade de uma loja virtual o volume de pedidos é normalmente baixo e é possível gerenciar a logística internamente sem maiores problemas.

À medida que se torna mais popular, a sua loja virtual passa a entregar um volume cada vez maior de pedidos e ai as coisas podem se complicar, exigindo alternativas.

Nesses casos, a delegação da atividade logística passa a ser uma opção interessante. Já dispomos de opções para a terceirização da logística no Brasil.

A terceirização da atividade logística em uma loja virtual implica em:

  • A logística poderá fazer a recepção, o controle e o estoque dos produtos, além de fazer o picking, empacotar e enviar os pedidos aos clientes
  • Fazer uma melhor gestão do retorno dos pedidos. Cada produto devolvido pode ser reintegrado ao estoque ou então descartado caso esteja em más condições
  • Propor aos clientes vários tipos de entrega

Algumas empresas de logística possuem frequentemente parcerias com transportadoras, conseguindo melhores preços para as lojas virtuais. Aqui mesmo no Guia de E-commerce você encontra diversas opções de fornecedores de serviços de logística para e-commerce.

Por que a logística é fundamental

O custo de um serviço de logística no comércio eletrônico pode ser bastante elevado, e ele deve ser levado em conta nos cálculos dos custos totais da loja para que seu crescimento seja sustentável.

De qualquer maneira, ter uma boa e-logística – sendo ela interna ou com o auxílio de uma boa plataforma externa – é um diferencial competitivo no processo de fidelização dos clientes de sua loja virtual.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre a questão da logística para lojas virtuais, o que acha de rever seu projeto de e-commerce no que diz respeito a esse fator ou então as rotinas de logística em sua loja virtual?

Mantenha-se informado sobre essa e outras questões referentes a logística no e-commerce assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

E-commerce Para Iniciantes

10 dicas para uma loja virtual de sucesso Neste artigo reunimos 10 dicas para uma loja virtual de sucesso, que parecem simples, mas infelizmente muita gente ainda negligencia na hora de montar seu e-commerce. Sabemos muito bem que uma loja virtual...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações

Buscar no Site