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Motivos Para o Fechamento de Lojas Virtuais

Veja neste artigo quais são os principais motivos para o fechamento de lojas virtuais e o que você pode fazer para evitar essas armadilhas do negócio.

Motivos para o fechamento de lojas virtuais e como evitá-los

Conhecer os motivos para o fechamento de lojas virtuais é um dos primeiros passos para quem deseja criar um e-commerce de sucesso, e etapa obrigatória para que está montando um plano de negócios nesse setor.

É fato que mais de 40% das lojas virtuais que são abertas no Brasil fecham com menos de 1 ano de existência. Por que isso? Será que no Brasil esse é um segmento que não pegou?

Nada disso, as lojas virtuais fecham por falta de conhecimento sobre o que realmente é o comércio eletrônico e por falta de preparação da administração e do pessoal encarregado do gerenciamento da loja.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacitação tanto dos administradores quanto do pessoal de apoio é cada vez mais um fator básico para o bom desempenho de um negócio e no comércio eletrônico não é diferente.

Veja quais são as principais causas de fracasso das lojas virtuais no Brasil:

Falta de planejamento

Ao analisarmos os motivos para o fechamento de lojas virtuais, percebemos que muitos empreendedores subestimam a complexidade do comércio eletrônico e não se preparam adequadamente para participar deste segmento de mercado.

O desconhecimento das ferramentas de e-commerce e características próprias deste setor levam a gastos desnecessários ou subutilização de recursos, o que acarreta aumento de custos operacionais com redução de margens de lucro e consequente perda de competitividade.

Antes de começar seu empreendimento online procure se informar o máximo possível através de treinamentos disponíveis para este tipo de negócio ou muita pesquisa. Leia o artigo Business Plan Para E-commerce.

Falta de foco no mercado

Um erro muito comum é abrir uma loja virtual para “vender de tudo”. Isso não funciona para o pequeno e médio empresário. A tendência do mercado virtual é cada vez mais se concentrar em nichos de mercado e conseguir excelência nesses segmentos.

A competição com as grandes redes é inviável e por isso o empreendedor digital deve procurar segmentos de mercado que aparentemente não interessam a essas grandes redes por questão de volume de negócios ou logística.

As oportunidades nesses nichos de mercado são muitas e altamente rentáveis. Na Internet, qualquer pequena fatia de mercado representa milhões de consumidores.

Improviso na modelagem do negócio

Comércio eletrônico é coisa séria e não tem espaço para improvisos. É comum ver ótimos projetos de e-commerce fracassarem simplesmente porque na hora da escolha de uma plataforma de e-commerce ou serviço de otimização para ferramentas de busca o cliente opta por uma solução improvisada que as vezes tem como único atrativo o preço, sem garantia alguma de profissionalismo.

Ter a ferramenta ou serviço adequado às sua necessidades é fator chave para o sucesso de um negócio em um segmento cada vez mais técnico e profissional.

Mão de obra não qualificada

Outro dos motivos para o fechamento de lojas virtuais é a baixa qualificação da mão de obra envolvida na operação, um erro mais comum do que muita gente imagina.

Gerenciar uma loja virtual requer muito mais que conhecimento sobre navegação na Internet ou postagens em redes sociais.

O gerenciamento e manutenção de uma loja virtual exige conhecimento em diversas áreas como marketing digital, otimização para ferramentas de busca, monitoramento de tráfego entre outras.

Por isso, não se pode imaginar um empreendedor digital atribuindo as funções de gerenciamento de conteúdo de um site de e-commerce a um funcionário só porque ele “conhece de Internet”.

A formação do gestor de e-commerce é essencial para a identificação de problemas no funcionamento e estrutura da loja assim como na prospecção de oportunidades e novos mercados.

Razões para o fechamento de lojas virtuais. Conheça os principais motivos para o fechamento de lojas virtuais

Divulgação ineficiente

O fundador do Yahoo dizia que um site sem divulgação é como um outdoor no porão de uma casa. Realmente, não adianta ter uma loja virtual com ótimos produtos e preços altamente competitivos se o internauta não lhe vê e não consegue te achar.

Boa colocação em ferramentas de busca, anúncios em sites de comparação de preços e presença atuante nas redes sociais são hoje em dia instrumentos decisivos para o sucesso de um negócio virtual.

Muitas lojas virtuais fecham justamente por acreditarem que o simples fato de estar na Internet gera tráfego de acesso automaticamente.

O marketing digital desempenha papel vital no sucesso de um empreendimento no comércio eletrônico. veja mais informações em nosso artigo Como Divulgar Uma Loja Virtual.

Inércia digital

Não é porque no ano passado sua loja teve um bom resultado com as estratégias que foram utilizadas que ela necessariamente apresentará o mesmo resultado se mantidas as estratégias anteriores.

A Internet é extremamente dinâmica e tendências, tecnologias e novas formas de interação surgem a cada momento. As técnicas de SEO mudaram profundamente nos últimos três anos e o Twitter se transformou em fenômeno em menos de 18 meses.

O empreendedor digital deve estar atento a essas mudanças e adaptar seu negócio para estas novas tendências. Nenhum projeto de e-commerce está terminado, nó máximo eles ficam prontos. esteja sempre aberto a modificações e aperfeiçoamentos.

Fraudes nos pagamentos online

Muitas lojas virtuais não resistem a quantidade de prejuízos nas vendas com cartões de crédito – chargeback – em sua vendas online e acabam fechando. Pior ainda, fecham e ainda ficam devendo em função de antecipações negativadas.

Uma boa estrutura nas formas de pagamento online, principalmente no caso de cartões de crédito é indispensável para qualquer lojista virtual, já que o chargeback é apontado como fator de fechamento de diversos tipos de e-commerce, não apenas dos modelos de negócio baseados em relações B2B.

Atualmente as opções de gateways de pagamento são mais diversificadas e é possível se prevenir contra fraudes nos cartões de crédito de diversas maneiras.

Falta de monitoramento adequado

Toda loja virtual precisa ter seus dados constantemente monitorados para que a administração possa saber o que realmente está acontecendo no negócio. A web análise é uma ferramenta essencial para a tomada de decisões no mundo virtual.

Ignorar ferramentas como o Google Analytics equivale, em termos digitais, a não ouvir a opinião dos seus clientes em uma loja física.

Muitos empreendimentos virtuais fracassam porque a administração não faz a mínima ideia sobre o que realmente está acontecendo em termos de acessos ao site e resultados de campanhas de marketing digital e tomam decisões baseadas em suposições e não dados reais.

Para ter uma ideia sobre alguns motivos para o fechamento de lojas virtuais, sugerimos a leitura deste bem humorado artigo que indicamos abaixo.

Dicas para ARRUINAR seu e-commmerce

Agora que você já sabe por que as lojas virtuais fecham, pode se prevenir e criar um verdadeiro e-commerce de sucesso. Conhecendo os motivos para o fechamento de lojas virtuais, fica mais fácil entender quais os caminhos evitar. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ivone

    Concordamos plenamente com você. A falta de planejamento é um dos principais motivos para o fechamento de lojas virtuais. É justamente por isso que insistimos tanto em bater nesta tecla aqui no Guia de E-commerce.

    Um grande abraço e sucesso!

  2. Boa a sua análise sobre as razões para o fechamento de lojas virtuais. Acho que o principal motivo é a falta de planejamento mesmo.

  3. Acho que um dos principais motivos para o fechamento de lojas virtuais é a falta de planejamento. O pessoal entra no negócio e pensa que é só colocar a loja no ar e pronto.

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