Quer saber como descobrir o que vender o que vender pela Internet? Veja neste artigo algumas dicas para quem está em dúvida sobre o mix de produtos mais viável para vender em sua loja virtual.
Quer saber como descobrir o que vender o que vender pela Internet? Veja neste artigo algumas dicas para quem está em dúvida sobre o mix de produtos mais viável para vender em sua loja virtual.

 

Como descobrir o que vender pela Internet – confira algumas dicas

Para a maioria dos empreendedores, saber como descobrir o que vender pela Internet é um dos primeiros desafios que surge quando se decidem por investir no e-commerce.

Se você etá pensando em se aventurar pelo universos do e-commerce é bem provável que uma das primeiras perguntas seja justamente o que vender pela Internet?

Contrariando o que muita gente imagina, a pergunta pode até ser simples, mas a resposta exige muita pesquisa, análise e ponderação.

Os produtos escolhidos devem satisfazer a uma série de requisitos para que sua loja virtual realmente possa dar certo. Ele precisam, por exemplo, oferecer facilidades para despacho, ter uma faixa de preço razoável e impactar o público ao qual você deseja atingir.

Levando tudo isso em conta, o empreendedor deve fazer pesquisas para definir um mix de produtos que proporcione uma base mais sólida para o negócio — principalmente se o objetivo é passar de uma renda extra para uma atividade permanente.

Quer saber como descobrir o que vender pela Internet de forma técnica e profissional? Nossa equipe separou algumas dicas para ajudá-lo a vencer este desafio e começar a sua loja virtual com o pé direito.

Busque trabalhar em um nicho de mercado

A nossa primeira dica sobre como descobrir o que vender pela Internet é atual em nichos de mercado. Sempre que for possível busque trabalhar em nichos de mercado, ou seja, segmentos muito específicos onde você possa se destacar como um especialista.

Uma das vantagens do e-commerce de nicho é criar uma diferenciação dos grandes players que vendem praticamente de tudo e não são especialistas em absolutamente nada. Esse posicionamento pode ser usado a seu favor.

Quem opta por trabalhar em nichos de mercado tem a oportunidade de se tornar uma referência em seu segmento de atuação, o que desperta o interesse dos consumidores em serem atendidos por uma loja especializada. Leia mais sobre isso em nosso artigo As Vantagens do E-commerce de Nicho.

Conheça a demanda do nicho de mercado que você escolheu

Para definir o nicho de mercado no qual vai atuar e também o mix de produtos disponíveis, o lojista precisa conhecer a demanda por esses produtos.

Saiba desde já que quanto mais específico for o nicho, mais custoso pode ser atrair clientes para sua loja virtual. Em compensação, a concorrência será bem menor.

Esses aspectos devem ser balanceados pelo lojista, que precisa identificar se a demanda é caracterizada por tendência, modismo, mercado em expansão ou se já está estabilizada.

Ao identificar tais fatores e relacioná-los à possibilidade de crescimento, à concorrência e à faixa de preço, por exemplo, será possível optar por um nicho que apresente melhores oportunidades de vendas.

Entenda as demandas do seu público-alvo

Outra dica para quem deseja saber como descobrir o que vender pela Internet é a de pesquisar muito bem a respeito do público-alvo do negócio, uma etapa essencial para definir o mix de produtos com o qual o seu e-commerce irá trabalhar.

Com essa informação em mãos, o empreendedor pode optar por uma gama maior de itens ou não, assim como tomar outras decisões importantes a partir de uma base sólida.

Ao conhecer as demandas do público, é possível definir questões como as formas de pagamento disponíveis, a linguagem que será adotada para atrair novos clientes, as ofertas realizadas, as técnicas de cross-selling que podem ser empregadas, entre inúmeras outras opções.

Caso atue com adolescentes, por exemplo, você deve saber que eles dificilmente terão cartão de crédito próprio, sendo preciso oferecer outras formas de pagamento.

Defina a faixa de preço de produtos com que irá trabalhadar

Em uma loja virtual, é claro que alguns produtos podem destoar da faixa de preço predominante. No entanto, é importante que haja coerência na hora de escolher o mix de produtos, de forma que parte do estoque tenha valores similares.

Imagine que uma cliente quer comprar um brinco de 40 reais em sua loja virtual. Interessada em comprar um anel que combine com essa peça, ela só encontra produtos acima de 200 reais.

Viu como não existe uma coerência entre os preços? Isso pode acabar fazendo com que a cliente não aumente o ticket médio da compra ou até desista totalmente da aquisição.

Também é essencial definir quais serão os fornecedores da sua loja virtual. Entre as opções disponíveis estão produtos feitos em casa, manufaturados, comprados em atacado ou na opção de revenda.

Em cada um desses casos, haverá flutuações no preço de acordo com o modelo de fornecimento escolhido. E também é possível cruzar opções, como fazer parte em casa e comprar outra parte no atacado.

Por fim, vale lembrar que a faixa de preço definida também deve estar de acordo com o público-alvo do negócio. Se sua audiência é formada por mulheres de classe média baixa, por exemplo, vender bolsas de mais de mil reais é simplesmente inviável. Ainda que eventualmente você consiga vender alguma, o negócio não se sustentará.

Como saber o que vender pela Internet

Dê preferência a produtos de baixa concorrência

Saber como descobrir o que vender pela Internet é também saber como evitar confronto com os grandes players do mercado e poupar os custos que isso envolve.

Quanto maior for a concorrência para vender determinado produto, mais o empreendedor terá que investir em divulgação e geração de clientes para manter as vendas elevadas.

Nesses casos, o nicho não necessariamente precisa ter baixa concorrência, mas o e-commerce deve ser capaz de superar os resultados alheios — seja por ter ofertas melhores, um mix de produtos mais diversificado, mercadorias autorais ou entregar mais rápido.

Ao selecionar os produtos que vão compor a loja virtual, o indicado é que seja feita uma análise da concorrência para identificar as vantagens competitivas que diferenciarão seu e-commerce dos demais que atuam com produtos semelhantes.

Busque por produtos que possuam uma relação

Ao optar por um nicho de mercado, o lojista deve ter consciência da importância de manter a coerência na escolha feita. Assim, se você atua com a venda de joias pela internet, por exemplo, pode ser interessante expandir o mix de produtos para englobar itens de beleza feminina, como maquiagem e acessórios.

Agora imagine se decide vender eletrônicos nessa mesma loja virtual: essa escolha não fará nenhum sentido para os clientes, além de dificultar as estratégias de atração de novos consumidores e a fidelização dos atuais.

Outro fator que é impactado por essa escolha é o ticket médio das compras. Com um mix de produtos que apresenta uma relação, o comprador pode optar por complementar a compra, escolher mais de um item, montar um kit, entre outras ações que permitem aumentar o valor médio gasto por cada cliente.

Verifique se o produto é vendido localmente

Outra dica de como descobrir o que vender pela Internet ou então, justamente o que não vender, é fazer uma pesquisa sobre os produtos que são vendidos localmente.

Produtos que são facilmente comprados em lojas próximas devem ter diferenciais que convençam o público a optar pela compra pela internet em vez de localmente.

Existem diversos diferenciais que podem ser explorados nesse sentido, como:

  • Frete grátis
  • Praticidade de comprar sem sair de casa
  • Valor mais acessível
  • Formas de pagamento mais vantajosas

Identificar tal característica antes de inserir o produto no mix disponível possibilita a criação de uma estratégia preventiva que reconheça essa dificuldade. Anote aí: não ser pego de surpresa é fundamental para ter sucesso no e-commerce!

Busque trabalhar com a fidelização de clientes

O custo de aquisição de novos clientes é significativamente superior ao custo de manter um cliente atual ativo. Portanto, investir em um nicho de mercado que possibilite desenvolver estratégias de fidelização traz economia para a atração dos clientes, além de estar de acordo com as novas tendências do e-commerce.

Caso venda bens duráveis, por exemplo, a fidelidade do cliente não só é possível como é indicada. Nesse contexto, porém, o intervalo entre as compras provavelmente será maior, o que exige um grande número de consumidores para manter o negócio ativo.

Para as lojas virtuais que atuam na venda de produtos mais acessíveis, como joias, roupas e acessórios, é possível ter um retorno mais rápido do cliente.

Entre as opções de programas de fidelidade que você pode adotar estão a disponibilização de créditos após certo número de compras, descontos, cupons, kits de produtos e tantas outras.

Para complementar a sua leitura e ter uma ideia melhor sobre como descobrir o que vender pela Internet, sugerimos a leitura do artigo abaixo:

O que vender na Internet

Agora que você já sabe como descobrir o que vender pela Internet, é apenas uma questão de pesquisar e começar a definir o seu projeto de e-commerce. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Como descobrir o que vender pela Internet
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