InícioPlanejamento de E-commerceDicas importantes para um e-commerce

Dicas importantes para um e-commerce

Dicas importantes para um e-commerce de sucesso

O comércio eletrônico é uma vantagem para o lojista que pretende expandir o seu negócio. Mas o que é preciso para uma loja virtual ter sucesso?

Um bom planejamento e que as decisões sejam tomadas corretamente são fundamentais. Além disso separei algumas dicas importantes para quem pretende implantar a sua loja virtual.

Planejamento

Tenha um plano de negócio para o seu e-commerce! Vendas não ocorrem sozinhas! Expor o seu produto e esperar não é a melhor opção.

A criação de uma loja virtual pode se tornar tão complexa quanto a criação de uma loja física. Independente de qual seja o seu ramo de atividade, é preciso ter um bom planejamento.

É preciso definir qual é o público, onde está, o que consome, comportamento e qual diferencial que irá oferecer. Além disso, tempo e  valor de investimento são fundamentais. Não podemos esquecer das metas, que precisam ser realistas e também administrar qualquer despesa ou lucro.

Plataforma de e-commerce

A plataforma de e-commerce é indispensável! Atualmente diversas empresas oferecem esse serviço, então pesquisar e avaliar é fundamental para saber qual a melhor que se adequa ao seu negócio. As mais utilizadas são: Open Source e SaaS.

Para loja virtuais com custos baixos e que não requerem nenhum tipo de customização a SaaS – Software as a Service, é a mais recomendada, pois é um modelo de distribuição de software na qual não é vendido e não precisa de instalação diretamente nas máquinas dos clientes, sendo necessário apenas uma conexão à  internet.

Já para e-commerce com alta necessidade de integração e customização a Open Source é a melhor opção. Tem controle absoluto do roadmap (ferramenta onde é possível planejar, comunicar e ter uma visão futura dos seus produtos) e, além de não ficar refém de uma plataforma alugada, é um software de código gratuito e sem limitações.

Atualmente as melhores plataformas Open Source no mercado são:  Magento, PrestaShop, OsCommerce, VirtueMart, SpreeMart, ZenCat e Tomato Cart.

Lembre-se sempre que a melhor plataforma de e-commerce é aquela que encaixa ao seu negócio e a sua necessidade.

Design

Capriche no layout! A elaboração de um design bem elaborado pode conquistar o cliente de cara! É essencial apresentar a disponibilidade dos produtos, imagens de qualidade, descrição do produto, material utilizado, medidas, peso e embalagens.

Opções de meios de pagamento

Quanto mais formas de pagamentos disponíveis no site, mais serão as chances de conversão de venda! Mas é necessário avaliar se a estrutura oferecida suporta administrar tantas formas de pagamento, principalmente para vendas por meios do cartão de crédito.

É de extrema importância a contratação de serviços especializados contra fraude como, por exemplo, F Control e Clear Sale.

Logística

Dez dicas importantes para um e-commerce de sucesso
Algumas dicas importantes para um e-commerce de sucesso
Separar o produto para envio, qualidade da embalagem e realizar a entrega dentro do prazo mais curto possível, sem sombra de dúvidas, define a qualidade do serviço prestado e gera extrema satisfação ao cliente.

Saiba escolher qual será o seu melhor parceiro, ou seja, a empresa que prestará esse serviço. Atualmente os Correios é o maior fornecedor logístico e atende tanto pequenas quanto grandes empresas.

Política de privacidade, troca e devolução de produtos

É importante comunicar o seu cliente que não irá vender ou fornecer qualquer tipo de dado cadastrado no site, por esse motivo a política de privacidade é essencial para o e-commerce. Trocas e devoluções são obrigatórias para que não haja desentendimento com o cliente e nem com a lei.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o prazo de até sete dias corridos para se arrepender da compra, contudo o prazo de troca pode ser estipulado pelo lojista que normalmente varia em até 30 dias.

Marketing

Desenvolver um planejamento de marketing é necessário para que a loja online ganhe espaço e suas vendas sejam bem sucedidas. Atualmente existem diversas ferramentas para acompanhar e investir nas técnicas de SEO – Search Engine Optimization, que é essencial para que as pessoas possam localizar o e-commerce em sites de busca.

Outro caminho são as redes sociais e o SMO – Social Media Optimization. Por meio deles é possível criar um vínculo, interagir e ficar mais próximo do seu cliente, tudo gratuitamente. Porém, tenha cuidado e sempre respeite as normas de utilização de cada uma delas.

Certificações de segurança

Ter a certeza que o produto adquirido através do site chegará na residência é uma dúvida e desconfiança muito comum dos novos consumidores. Então, possuir certificações e selos de segurança que demonstrem a garantia do site, tanto como links para redes sociais, fale conosco e telefone é de extrema importância. Com isso, o novo consumidor pode ter certeza que entrará em contato para confirmar a compra ou existência da loja.

Outro ponto importante é manter o cliente sempre bem informado após a compra, se o pedido já foi expedido ou encaminhado para expedição, confirmar o prazo de entrega, o código de rastreio e qualquer outra informação que você ache relevante.

Explore sua plataforma

Tente explorar todas as ferramentas oferecidas pela plataforma adquirida. Uma das opções é disponibilizar o campo para o cálculo do frete e o prazo para entrega. Procure também por ferramentas que sugiram a compra de produtos parecidos com o que o cliente está comprando. Para o segmento de moda, sugira uma peça de roupa ou bolsa e ofereça frete grátis ou pontos de fidelidade.

Você também pode investir no atendimento online para facilitar a compra, além de ser outra ferramenta que confirma que a loja realmente existe. Lembre-se que compras por impulso sempre se tornam vantajosas e irresistíveis!

Promoções

O planejamento de promoções é essencial! Portanto, estude, faça um levantamento dos produtos disponíveis em seu estoque e a melhor época para realizar uma promoção.

Caso seja inviável, ofereça o frete grátis para todos o Brasil, estipule um valor para esse frete ou apenas para uma localidade.  Mas nunca se esqueça de oferecer vantagens ao seu cliente para converter as vendas em fidelização ao site.

Por Marlon Pitoli

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Planejamento de E-commerce

Como fazer um projeto de e-commerce A elaboração de um Projeto de E-commerce é o primeiro passo para o sucesso neste segmento, mas muitas vezes é completamente ignorado pelos novos empreendedores. Alguns empreendedores acreditam que o mais importante para posicionar sua...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações

Buscar no Site