InícioE-commerce para IniciantesErros que prejudicam uma loja virtual

Erros que prejudicam uma loja virtual

Veja neste artigo quais são os principais erros que prejudicam uma loja virtual e o que você pode fazer para evitá-los. Uma lista completa de itens que se não forem observados, podem trazer sérios problemas para o desempenho do seu e-commerce.

Os erros que prejudicam uma loja virtual e como evita-los

Algumas vezes, os erros que prejudicam uma loja virtual são imperceptíveis, principalmente para os novos empreendedores do e-commerce, e o resultado é catastrófico.

A busca pela melhora do desempenho de um e-commerce, é uma atividade quase que diária para os empreendedores do setor.

O problema é que muitos só se dão conta disso quando as vendas começam a cair, e nessa situação muita gente sai em uma busca desesperado por soluções.

Muitos empreendedores começam então a ver problemas onde não existem e ignorar os que são bem evidentes. O fato é que os erros que prejudicam uma loja virtual, na maioria das vezes são bastante óbvios e facilmente solucionáveis.

Os principais erros que prejudicam um e-commerce

Para facilitar a vida do empreendedor neste momento de pânico, fizemos check list dos principais erros de um e-commerce, para ajudar você a vencer esse desafio, ou não cometer estes erros em seu projeto.

1 – Marketing digital mal estruturado

O primeiro lugar em nossa lista de erros que prejudicam um e-commerce é a falta de uma boa estratégia de marketing digital. Se você quer criar uma marca forte, é importante planejar e investir em marketing digital.

É preciso criar uma boa estratégia de marketing para seu e-commerce e estar presente nos diversos canais onde seu público-alvo está. Lembre-se que grande parte do sucesso no e-commerce está relacionado a uma boa divulgação da loja.

2 – Layout da loja pouco atrativo

O design de uma loja virtual precisa ser atual e único para que ela se destaque entre tantas outras e atraia seus clientes.

Além disso, é imprescindível que ele seja responsivo, afinal a maioria dos usuários usa o celular – se não para finalizar a compra, mas pelo menos para fazer pesquisas e saber mais sobre o produto.

Nada de imagens ou vídeos muito grandes, pois vão demorar a carregar e, enquanto isso, o cliente migra para outra loja. Tenha um design leve, informativo e atraente.

3 – Imagem de produto inadequada

Outro dos erros que prejudicam uma loja virtual, é a falta de imagens de produtos que ajudem a vender. A imagem do produto reflete o que ele realmente é, por isso invista em boas fotografias.

Além disso, as fotos de produtos no e-commerce ajudam a garantir produtos e um site mais atraente. É necessário que a imagem mostre detalhes e todos os lados dos produtos devem ser mostrados. Contrate um bom fotógrafo.

4 – Problemas com a descrição do produto

Tão importante quanto à imagem, é a descrição dos produtos. Explore esse espaço para descrever as características do produto e a usabilidade do mesmo. Instigue o consumidor a querê-lo.

Nada de fazer as mesmas descrições para os produtos e lembre-se das ferramentas de busca como o Google. Para conferir mais dicas sobre como melhorar a página de descrição de produtos clique aqui.

5 – Preço em desacordo com o mercado

Um dos mais sérios erros que prejudicam uma loja virtual está no preço. Antes de precificar o produto no seu e-commerce, faça uma pesquisa de mercado e analise os preços praticados, pois esse é o principal fator de escolha do produto, portanto, não abuse no valor.

Claro, há exceções. Há consumidores, por enquanto a minoria, que valorizam e pagam mais quando os produtos, por exemplo, possuem um processo que agride menos o meio ambiente, não são aplicados em animais para testes, entre outros. Mas, lembre-se: são a minoria.

6 – Promoções e vantagens

Promoções ajudam a atrair novos clientes e também lembram os antigos de voltarem para a sua loja. Elas são parte importante da estratégia para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Lembre-se de datas comemorativas e feriados. São ótimas oportunidades para realizar promoções em lojas virtuais.

7 – Ferramenta de avaliação de produto

Todo e-commerce deve ter um espaço para as avaliações feitas por clientes. E nada de esconder aqueles comentários negativos. É o conjunto disso que vai trazer mais confiabilidade a sua loja online.

Por isso, é essencial que você disponibilize áreas onde seus clientes possam avaliar os produtos, o processo de compra e entrega, o atendimento, entre outros tópicos.

8 – Opções de formas de pagamento

Outro dos erros que prejudicam um e-commerce é a falta de alternativas de formas de pagamento. Ofereça diversas formas de pagamentos em suas vendas online para deixar o cliente a vontade nesta etapa do processo.

Se houver limitação de uma ou duas opções, você estará diminuindo as chances do consumidor efetuar a compra.

Outro ponto importante é analisar o público-alvo do seu e-commerce. A preferência pela forma de pagamento pode mudar de acordo com o seu consumidor.

Além disso, como algumas formas de pagamento possuem taxas menores por compra, cabe ao empreendedor oferecer esse desconto ao cliente e assim aumentar a conversão.

É recomendável e prático um pequeno desconto de 5% para boleto, débito em conta ou cartão de débito, por exemplo.

9 – Falhas durante o processo de pagamento

Não faça do processo de pagamento um interrogatório. Mantenha essa etapa da forma mais simples possível. Garanta a compra – claro, com segurança – e deixe para descobrir mais sobre a vida do consumidor em outra etapa.

Peça apenas as informações necessárias e torne o processo de pagamento mais curto possível.

As pesquisas mostram que a taxa média de abandono do carrinho em e-commerce é de 69,53 % e as falhas no processo de pagamento são as principais razões para esse número.

10 – Formas de envio das mercadorias

O frete é um dos principais problemas logísticos do e-commerce. Além disso, ele representa 58% dos custos totais das operações. Por isso, é preciso muita atenção nesse item.

O ideal é fazer um planejamento levando em conta o produto, volume, quantidade encomendada e opções de entrega.

No site, disponibilize tabelas de fretes e opção para calcular o preço e prazo do envio do produto. E, para diminuir os custos logísticos, analise e questione o contrato com as transportadoras. O negócio precisa ser viável para todos os envolvidos. Isso é uma das coisas que todo empreendedor do e-commerce deveria saber.

Agora que você já sabe quais são os erros que prejudicam uma loja virtual, o que acha de fazer uma verificação na sua, ou certificar-se de não cometer estes erros em sue projeto? Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

E-commerce Para Iniciantes

10 dicas para uma loja virtual de sucesso Neste artigo reunimos 10 dicas para uma loja virtual de sucesso, que parecem simples, mas infelizmente muita gente ainda negligencia na hora de montar seu e-commerce. Sabemos muito bem que uma loja virtual...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações

Buscar no Site