Os erros que prejudicam uma loja virtual e como evita-los
Algumas vezes, os erros que prejudicam uma loja virtual são imperceptíveis, principalmente para os novos empreendedores do e-commerce, e o resultado é catastrófico.
A busca pela melhora do desempenho de um e-commerce, é uma atividade quase que diária para os empreendedores do setor.
O problema é que muitos só se dão conta disso quando as vendas começam a cair, e nessa situação muita gente sai em uma busca desesperado por soluções.
Muitos empreendedores começam então a ver problemas onde não existem e ignorar os que são bem evidentes. O fato é que os erros que prejudicam uma loja virtual, na maioria das vezes são bastante óbvios e facilmente solucionáveis.
Os principais erros que prejudicam um e-commerce
Para facilitar a vida do empreendedor neste momento de pânico, fizemos check list dos principais erros de um e-commerce, para ajudar você a vencer esse desafio, ou não cometer estes erros em seu projeto.
1 – Marketing digital mal estruturado
O primeiro lugar em nossa lista de erros que prejudicam um e-commerce é a falta de uma boa estratégia de marketing digital. Se você quer criar uma marca forte, é importante planejar e investir em marketing digital.
É preciso criar uma boa estratégia de marketing para seu e-commerce e estar presente nos diversos canais onde seu público-alvo está. Lembre-se que grande parte do sucesso no e-commerce está relacionado a uma boa divulgação da loja.
2 – Layout da loja pouco atrativo
O design de uma loja virtual precisa ser atual e único para que ela se destaque entre tantas outras e atraia seus clientes.
Além disso, é imprescindível que ele seja responsivo, afinal a maioria dos usuários usa o celular – se não para finalizar a compra, mas pelo menos para fazer pesquisas e saber mais sobre o produto.
Nada de imagens ou vídeos muito grandes, pois vão demorar a carregar e, enquanto isso, o cliente migra para outra loja. Tenha um design leve, informativo e atraente.
3 – Imagem de produto inadequada
Outro dos erros que prejudicam uma loja virtual, é a falta de imagens de produtos que ajudem a vender. A imagem do produto reflete o que ele realmente é, por isso invista em boas fotografias.
Além disso, as fotos de produtos no e-commerce ajudam a garantir produtos e um site mais atraente. É necessário que a imagem mostre detalhes e todos os lados dos produtos devem ser mostrados. Contrate um bom fotógrafo.
4 – Problemas com a descrição do produto
Tão importante quanto à imagem, é a descrição dos produtos. Explore esse espaço para descrever as características do produto e a usabilidade do mesmo. Instigue o consumidor a querê-lo.
Nada de fazer as mesmas descrições para os produtos e lembre-se das ferramentas de busca como o Google. Para conferir mais dicas sobre como melhorar a página de descrição de produtos clique aqui.
5 – Preço em desacordo com o mercado
Um dos mais sérios erros que prejudicam uma loja virtual está no preço. Antes de precificar o produto no seu e-commerce, faça uma pesquisa de mercado e analise os preços praticados, pois esse é o principal fator de escolha do produto, portanto, não abuse no valor.
Claro, há exceções. Há consumidores, por enquanto a minoria, que valorizam e pagam mais quando os produtos, por exemplo, possuem um processo que agride menos o meio ambiente, não são aplicados em animais para testes, entre outros. Mas, lembre-se: são a minoria.
6 – Promoções e vantagens
Promoções ajudam a atrair novos clientes e também lembram os antigos de voltarem para a sua loja. Elas são parte importante da estratégia para aumentar as vendas do seu e-commerce.
Lembre-se de datas comemorativas e feriados. São ótimas oportunidades para realizar promoções em lojas virtuais.
7 – Ferramenta de avaliação de produto
Todo e-commerce deve ter um espaço para as avaliações feitas por clientes. E nada de esconder aqueles comentários negativos. É o conjunto disso que vai trazer mais confiabilidade a sua loja online.
Por isso, é essencial que você disponibilize áreas onde seus clientes possam avaliar os produtos, o processo de compra e entrega, o atendimento, entre outros tópicos.
8 – Opções de formas de pagamento
Outro dos erros que prejudicam um e-commerce é a falta de alternativas de formas de pagamento. Ofereça diversas formas de pagamentos em suas vendas online para deixar o cliente a vontade nesta etapa do processo.
Se houver limitação de uma ou duas opções, você estará diminuindo as chances do consumidor efetuar a compra.
Outro ponto importante é analisar o público-alvo do seu e-commerce. A preferência pela forma de pagamento pode mudar de acordo com o seu consumidor.
Além disso, como algumas formas de pagamento possuem taxas menores por compra, cabe ao empreendedor oferecer esse desconto ao cliente e assim aumentar a conversão.
É recomendável e prático um pequeno desconto de 5% para boleto, débito em conta ou cartão de débito, por exemplo.
9 – Falhas durante o processo de pagamento
Não faça do processo de pagamento um interrogatório. Mantenha essa etapa da forma mais simples possível. Garanta a compra – claro, com segurança – e deixe para descobrir mais sobre a vida do consumidor em outra etapa.
Peça apenas as informações necessárias e torne o processo de pagamento mais curto possível.
As pesquisas mostram que a taxa média de abandono do carrinho em e-commerce é de 69,53 % e as falhas no processo de pagamento são as principais razões para esse número.
10 – Formas de envio das mercadorias
O frete é um dos principais problemas logísticos do e-commerce. Além disso, ele representa 58% dos custos totais das operações. Por isso, é preciso muita atenção nesse item.
O ideal é fazer um planejamento levando em conta o produto, volume, quantidade encomendada e opções de entrega.
No site, disponibilize tabelas de fretes e opção para calcular o preço e prazo do envio do produto. E, para diminuir os custos logísticos, analise e questione o contrato com as transportadoras. O negócio precisa ser viável para todos os envolvidos. Isso é uma das coisas que todo empreendedor do e-commerce deveria saber.
Agora que você já sabe quais são os erros que prejudicam uma loja virtual, o que acha de fazer uma verificação na sua, ou certificar-se de não cometer estes erros em sue projeto? Mantenha-se atualizado assinando nossa Newsletter.